quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Presença humana...

Por sua natureza fordista-taylorista, nada é mais chato de se ver do que fotos de uma fábrica. Menos para mim, que sempre fui apaixonado por qualquer tipo de máquina.



Por trás do tédio e da organização lógica, com um pouco de boa vontade, é possível ver que existem pessoas num ambiente tão insosso. Seriguelas são muito úteis neste processo de aprendizagem perceptiva.



sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cheguei em casa

Cheguei em casa há algumas horas e já tive que consertar uma cafeteira elétrica. Esta vida de ser ecologicamente correto e tentar não jogar no lixo objetos recuperáveis cansa.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A diferença entre o adulto e uma criança está no preço do brinquedinho

Meu primeiro contato com uma pistola de dessoldagem foi na outra empresa que eu trabalhava. Como diria a Bruna Surfistinha, rolou uma química boa entre eu e a pistola e eu não coseguia fazer manutenção retirando os componentes da placa sem lembrar da ferramenta. Paixão profunda que cega e inebria.

Mas o que é uma pistola de dessoldagem? Basicamente é um ferro de solda em formato de pistola com uma bomba de vácuo. Dããããã. Explico melhor. Imagine uma pistola. A ponta desta pistola esquenta entre 200 e 450 graus Celsius e derrete a solda. Na ponta desta pistola tem um furo. Quando a solda está totalmente derretida, deve-se apertar o gatilho da pistola e neste instante entra em operação uma bomba de vácuo. A solda derretida passa por dentro do furo da pistola e cai num reservatório transparente e novamente se solidifica. O componente fica totalmente solto na placa e podemos retirá-lo. Ah, de tempos em tempos temos que limpar o reservatório, retirando a solda velha

SETENV MODO_PAO_DURO on

A pistola que eu trabalhava na empresa era uma Toyo. Nas minhas buscas eu descobri que várias empresas ainda fabricavam a ferramenta, apesar da aura de ultrapassado. Hakko, Goot e Ayoue. Marcas desconhecidas do chamado grande público. A Goot custava há anos mais de mil Reais. A Hakko eu achei no Ebay por bons preços, mas ainda acima do que eu queria e a Ayoue era uma incógnita cara o bastante para não ser interessante correr o risco.

Risco sempre está associado com boas oportunidades. Passei meses namorando então uma chinesa de marca desconhecida que era vendida no Ebay. Posteriormente descobri um site chinês que vendia a ferramenta por menos de R$ 150,00 com frete grátis (eu adoro esta expressão: "free shipping").

A pistola, o manual, os sobressalentes e o suporte (descanso). Nem uma linha em inglês.


Para quem tem uma filha para criar e não vive disso, R$ 150,00 de presente de Natal numa ferramenta achei que ainda era aceitável.

SETENV MODO_PAO_DURO off

Comprei em Outubro de 2010. Novembro nada. Dezembro nada e o Natal chegando. Abri uma disputa no PayPal informando que não tinha recebido a mercadoria. Ganhei a disputa e recebi o dinheiro de volta. Poucos dias depois, na véspera de Natal chega a encomenda. Coisas de Correios do PMDB e da Receita Federal. Acho que o formato de pistola chamou a atenção do auditor fiscal na máquina de Raios, porque abriram a caixa, olharam, fecharam colocando um plástico informando que foi aberto pela Receita e não cobraram o imposto.

Nota: podem ficar tranquilos que eu mandei e-mail contando o ocorrido e depositei o valor na conta do fornecedor.

Esta pistola só existe no modelo 220V e com tomada no padrão chinês. Cortei a tomada e coloquei uma padrão brasileiro (ABNT). E os 220V? Como o meu apartamento é trifásico, até poderia pegar duas fases e obter os malditos 220V, no entanto era muita complicação para alimentar um aparelhinho safado que pouco será usado. A solução foi comprar um transformador em Nova Friburgo. Nova Friburgo é, até onde eu saiba, a única cidade do estado do Rio de Janeiro com alimentação em 220V fase - neutro e, por isto, é relativamente fácil encontrar transformadores 110V / 220V.

Vamos aos pontos negativos. Achei a pistola um pouco pesada para a aplicação e a baixa pressão formada um pouco fraca. Pode ser questão de jeito, de pegar o macete, mas a lembrança que eu tenho da Toyo era que não tinha muito o que aprender: era ligar e usar. Isto o futuro dirá. Os suporte que veio junto com a máquina também não é muito prático.

Como pontos positivos, eu gostei muito do fato deles terem enviado sobressalentes, como filtros e o diafragma da bomba. Isso absolutamente não é comum em produtos chineses de baixo custo e, considerando que eu não terei nenhum suporte técnico, certamente o descarte desta ferramenta pode ser atrasado com estas peças. Eles também forneceram bicos extras, com furos de diãmetros diferentes (talvez este seja o "macete": usar o bico com o furo menor).

Pretinho quase básico