segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Eletroímã

Mariah pediu para construirmos um eletroímã. As aulas de iniciação à robótica estão rendendo frutos.

Primeiro eu peguei os solenoides que eu tinha e mostrei o funcionamento. No dia seguinte, na hora de fazer o solenoide caseiro, decidimos fazer um vídeo para que qualquer um possa reproduzir a experiência.

https://www.youtube.com/watch?v=VcQ01-nR0rg

Não houve "ensaio", foi tudo gravado a medida que buscávamos soluções.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Resoluções 2016

Este ano Mariah completou oito anos. Estamos muito felizes e, confessamos, com um tiquinho de saudades da época que ela de colo. Passou.

Com relação aos estudos, ela iniciou o terceiro ano do fundamental. Como sou velho ainda chamo de "segunda série". Sim, sou velho. Estudei que o Brasil tinha vinte e três estados e quatro territórios, estudei a altura do pico da bandeira e estudei em tabelas periódicas com 103 elementos e toda a vez que a IUPAC reconhece um elemento novo me sinto vindo do paleolítico.


Com relação às minhas metas para este ano - e é bom que fique aqui registrado pois tenho o péssimo hábito de esquecer das promessas no raiar de março ou antes - decidi:

- Ler 12 livros que não sejam da minha área profissional;
- Perder 15 quilos;
- Terminar o livro que eu estou escrevendo; e
- Fazer um curso curto e sem compromisso.

Nada muito ambicioso. Talvez a maior ambição seja o onipresente desejo de perder peso, mas decidi levar a vida ainda mais tranquila. Faltam 11 livros visto que li em janeiro "Warren Buffet e a análise de balanços". No próximo post publicarei a lista dos 11 livros restantes e confesso que ainda não está concluída.



Para Mariah a dúvida era maior: curso de inglês ou espanhol? catequese? qual atividade física? Decidimos mantê-la no Jazz e matriculá-la na ginástica. Ela estava um pouco saturada da natação e decidimos suspender por um ou dois anos. O Jazz já faz na escola e a ginástica será a substituta da natação.

Depois que eu li "Sapiens - uma breve história da humanidade" entrei numa fase incrédula, de pouquíssima fé e deve soar incoerente colocar a Mariah no Catecismo, mas vai que Deus existe mesmo e ela vai pro inferno se eu não inseri-la na Igreja. Na dúvida é melhor fazer o curso. Daqui a dois anos os deuses da Internet lerão eu chorando dos preços absurdos dos vestidos brancos de primeira comunhão. Será certamente um momento delicado porque eu descobri que os deuses da Internet possuem asco a lamúrias e odeiam quem reclama.

Para o curso de línguas a conclusão foi surpreendente. Procuramos de espanhol e não encontramos turma para a idade da minha pequena. Eliminado o espanhol, sobrou o inglês. Pesquisando em cursos de renome concluímos que era um desperdício de dinheiro para pouco benefício pois, depois de quatro anos estudando na turma infantil, ela entraria no curso básico, como qualquer outro que nunca pisou no curso. Considerando quatro mil reais por ano, o curso de crianças custaria dezesseis mil reais. Com este dinheiro eu pago um intercâmbio numa cidade norte-americana no meio ou no final do ensino médio que na minha época era segundo grau. Sou velho e quase senil.