sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Metas 2017

Último e mais aguardado post do ano!

1) Ler 10 livros fora da minha área. Baixei a bola e estou mais realista.
2) Perder 10 quilos.
3) Fazer um curso na área artística. Estou pensando entre teatro ou desenho artístico.
4) Terminar de escrever o livro
5) Começar a escrever outro livro.
6) Aumentar o total dos meus investimentos em 20%
7) Fazer vasectomia
8) Aposentar a velha guerreira Electrolux LE750 e comprar um "robozinho"  lava e seca LG.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Previsões 2017

O Brasil vai crescer 2% em 2017. O pior da crise já passou e poucos perceberam.

1) Ao contrário da Grécia e do que os pessimistas pregam, a nossa economia é forte e somos globalmente bons em setores tão distintos como agronegócio, aviação, minério de ferro, tecnologia bancária e construção civil. O dia que melhorarmos a educação e diminuirmos o governo este país virará uma Austrália em termos de qualidade de vida.

2) A liberação das contas inativas do FGTS vai irrigar a economia no curto prazo. Boa parte deste dinheiro vai para o consumo e quitar dívidas. Parte da dívida que será paga provavelmente será aluguel atrasado. Este dinheiro vai para o locador e este pode gastar uma parte com consumo.

3) A PEC 241 começa a valer em 2017 o que deve frear os gastos do governo e isto significa que ele consumirá menos recursos, liberando dinheiro para o setor produtivo e abrindo o caminho para a queda dos juros. Claro que nos primeiros anos o efeito será imperceptível, mas a partir de 2020 o impacto na economia será, talvez, maior que o Plano Real.

4.1) Não creio que o Temer irá cair. Ele tem o Congresso apoiando e para mim está claro que decidiu ser um novo Itamar Franco (o presidente do Plano Real e certamente o mais sortudo da História) e não um Sarney.

Temer vai reformar a Previdência e da CLT. A reforma da Previdência fará as pessoas aderirem à Previdência Privada, jogando bilhões no setor produtivo e vai deixar pessoas produtivas trabalhando mais tempo, o que é ótimo para o país. A reforma da CLT vai dinamizar o mercado de trabalho e gerará emprego e renda.

4.2) A implantação da aposentadoria por idade incentivará o trabalhador a entrar no trabalho mais tarde ao mesmo tempo que incentiva a ficar mais tempo estudando sem trabalhar. Isto gera um aumento da produtividade a longo prazo. Quem fez engenharia trabalhando sabe o quanto é difícil e ruim para a formação.

5) Lula vai ser preso e não vai conseguir candidatar-se a presidente. A conta é simples: Moro deve condená-lo em meados de 2017. As convenções dos partidos para escolherem os candidados serão no primeiro semestre de 2018. Mesmo que ele seja inocentado em segunda instância e solto (é uma possibilidade não muito remota), não haverá tempo hábil para ele sair da cadeia e se tornar o escolhido numa convenção partidária.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Perguntas, perguntas e mais perguntas

Um bom professor faz uma grande diferença no desenvolvimento do aluno. Mariah está agora me fazendo perguntas difíceis e o pior é que eu não encontro respostas no Google, I love you, professora Virgínia:

"Se você e meus tios estudaram em escolas que não se pagava nada, quem pagava os salários dos professores?"

- Senta aqui porque precisamos falar sobre impostos.

"Por que você vive dizendo para eu fazer medicina se você fez engenharia"

(Esta parece mole, mas também é profunda. Usei a solução universal e joguei a culpa nos outros e me dei uma valorizada)

- Fui mal orientado. E medicina é muito difícil de entrar, mas o curso de engenharia é mais difícil.

" O que é DNA?"

- É uma parte da célula que... Ops, você sabe o que são células?

" O que é transar?"

- Lulu, chega aqui, por favor!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Teste de pontaria

No início do ano passado eu fiz uma carteira fictícia para confirmar ou refutar a minha habilidade em prever quais ações tinham um bom potencial em 2016. As escolhidas foram: Grendene, Alpargatas, Paraná Banco, Guararapes, Schulz, Cetip e Porto Seguro.

Supondo que eu tivesse comprado no primeiro dia útil de janeiro e sacado tudo hoje, sem nenhuma movimentação nesta carteira, e que todas as ações tinham o mesmo peso, o resultado foi decepcionante: o Ibovespa, que é a referência do setor, subiu 37%, mais que o dobro a minha carteira fictícia (18%). Uma vergonha.

A boa notícia é que a carteira fictícia nunca foi real. Minhas posições foram: sair da Cemig PN com prejuízo, sair da Cetip ON com um bom lucro e me concentrar em Bradesco PN.

Bradesco PN subiu este ano incríveis 57%, o que prova que em termos de mercado acionário, eu estou escolhendo melhor que em janeiro.