sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Não tenha medo do simples

As logomarcas atualmente estão um horror. É muita elipse para pouco cérebro. Não aguento mais ver elipses em logomarcas.

Aqui vão três pequenas obras primas, sendo duas feitas no Brasil para empresas estatais. A primeira é o antigo símbolo de Furnas que a Eletrobrás, ao unificar as subsidiárias, tirou de circulação para colocar algo que parece uma turbina faltando uma das lâminas.


A genialidade está na simplicidade. Com duas estrelas sobrepostas eles fizeram uma torre de transmissão de energia elétrica. Sintetizou o negócio da empresa (gerar e transmitir eletricidade) num elemento básico e que aprendemos a desenhar ainda crianças. Quem nunca encheu um papel em branco com um monte de estrelas de cinco pontas?

O segundo é o antigo logo da rede de emissoras de TV dos Estados Unidos CBS. É apenas um olho atento, igualzinho ao nosso olhar de telespectador. Este símbolo inspirou o da Rede Bandeirantes.



O terceiro é o da extinta Rede Ferroviária Federal. Duas linhas que se encontram. Ou uma linha que se divide, dependendo de como se vê. Mostra exatamente o conceito de uma rede usando um dos elementos básicos de uma linha férrea: o desvio.


Não tenha medo do simples. Na maioria das vezes, com um pouco de bom gosto, ele fica muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário