sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Jornada 2: a psicologa e o engenheiro

Neste meio tempo eu fiz 10 anos de psicoterapia. Conheci a minha psi numa faculdade particular localizada no subúrbio do Rio de Janeiro. Descobri que faculdades de psicologia normalmente ofereciam de graça ou por um preço simbólico serviços de psicoterapia e orientação vocacional. A primeira era um horror, fraquíssima, mas por sorte eu só fiquei com ela uns 3 meses, porque já era final do ano letivo e acredito que se formaria e não mais atenderia no serviço de psicologia aplicada da faculdade.

Quando reiniciaram as aulas conheci a minha psi e esta, ao se formar, continuou o tratamento por um preço realmente baixo. Oficialmente era para ajudar na minha saga contra a obesidade sob uma ótica psicológica, dica do meu irmão número 3, mas adolescente tem tanta coisa para tratar que eu hoje acho que a obesidade se tornou um tema marginal. Das vezes que foi trabalhado o tema lembro que ela dizia que sempre que "só dependia de mim", tão bonito quanto vago. Nunca a vi questionar os métodos que os médicos usavam para atacar o problema que, curiosamente, também era dela. Mas, como ela mesma martelava, "só dependia dela".

Uma vez eu fui numa casa em Araras, distrito de Petrópolis, e conheci uma psicóloga nordestina que estava no Rio para participar de um congresso de uma linha da psicoterapia que eu não lembro qual era o nome. Normalmente os nomes de linhas psicoterápicas são pomposos e enigmáticos para um estudante de engenharia, mas era algo que de certa forma pregava um tratamento mais rápido que o convencional. De certa forma eles criticavam a linha psicoterápica que eu fazia. Não sei como a conversa chegou a este ponto, provavelmente porque eu disse que fazia terapia para tratar o meu excesso de peso, mas ela estufou o peito e disse:

- Eu te ajudo a resolver esta obesidade em 6 meses.

Profundo e convincente nos 2 segundos que durou entre a frase de efeito e a tragada num cigarro fedorento. Para mim, psicóloga que fuma é como personal trainer gordo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário