quarta-feira, 30 de outubro de 2013

As festas

Semana passada recebi dois convites. O primeiro foi do casamento de um amigo que eu não convivo há 23 anos eu irei com a maior alegria e comoção.

O segundo foi de uma festa paga. O convite para os homens sai por 120 reais e para as mulheres custa 90 reais. O preço para quem é homem é 33,3% mais caro.

Vamos relembrar duas coisas que eu já escrevi por aqui.

(a) O machismo só incomoda quando as mulheres estão na desvantagem, quando as mulheres estão levando alguma vantagem este machismo é imperceptível ou aceito com regozijo.

(a.1) Mulher não diz que é machismo serviço militar obrigatório só para homens.
(a.2) Mulher não diz que é machismo poder entrar de vestido colado-de-baile-funk-toda-hora-quase-aparecendo-a-calcinha numa empresa que não deixa homens trabalharem de bermuda.
(a.3) Mulher não diz que é machismo se aposentar 5 anos antes tendo estatísticamente uma expectativa de vida maior.

(b) Se uma pessoa ou um grupo está levando uma vantagem, alguma pessoa ou grupo está pagando por este benefício.

Me passei por bobo e andei perguntando o motivo desta difença de mais de 33%. Recebi sempre a mesma resposta: as mulheres comem e bebem menos.

Uma festa grande é formada diversos custos: o aluguel do espaço e das mesas, o pagamento da decoração, a contratação de garçons, DJ e demais trabalhadores entre outros. Será que o custo da comida e da bebida representam tanto a ponto de comer e beber um pouco menos representar uma redução nas despesas globais da festa em 33% ? Se for verdade, porque os homens que fizeram cirurgia bariátrica não recebem este desconto?


Não precisa nem dizer que na segunda festa eu não vou. Em silêncio, porque se eu questionar o desconto duvidarão da minha masculinidade, debocharão, me chamarão de anti-social e serei tripudiado. Hordas de mulheres ávidas por comer e beber pagando 33% menos que os homens tentarão me empalar!


É bom ser querido pelos amigos e é duro ser explorado pelas mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário