segunda-feira, 23 de junho de 2014

Deu na CBN

Eu fui um cético do primeiro medida certa, nunca levei fé na dieta que fizeram e, a julgar pelo corpo atual do Zeca, posso dizer que foi um completo fracasso pois hoje me parece mais gordo que antes. Mas, como sempre, coloquemos a culpa não na dieta, mas no paciente e tudo bem. Gordo tem mais é que se ferrar mesmo.

Se não serve para emagrecer, a dieta convencional pode nos divertir - e muito: dia 10/06/2014 eu estava indo trabalhar, depois de deixar Mariah na escola, quando ouço o comentário da estrela do Medida Certa, Marcio Atalla, na rádio CBN.

Eu tinha que transcrever aquilo. É tudo muito engraçado! A ouvinte comenta que esta voluntariamente evitando comer proteína e, em consequência, aumentando o consumo de carboidratos e descobriu que está... inchada e engordando! E pede conselhos ao Atalla.

Repare que ela já disse o que aconteceu: o carboidrato está fazendo ela engordar. Atkins explica este fenômeno ao povão desde o início dos anos 1970, mas parece que Atalla, não leu Atkins e dá uma explicação tosca e joga a culpa na paciente: ela está se exercitando pouco e comendo muito.

Leia a transcrição e dê boas gargalhadas.
================================
================================
Transcrição do comentário de Marcio Atalla transmitido pela rádio CBN dia 10/06/2014. Embora esta transcrição seja feita de boa fé, não posso garantir que não existam erros, em casos de dúvidas, solicito que ouça diretamente no site da CBN o áudio do comentário.

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/marcio-atalla/2014/06/10/PESSOAS-QUE-NAO-COMEM-CARNE-PODEM-SER-SAUDAVEIS-MAS-DEVEM-BUSCAR-ORIENTACAO-DE-UM-NUT.htm

================================



Milton: Muito bom dia para você, Marcio Atalla!

Atalla: Bom dia, Milton, bom dia ouvintes da CBN

Milton: Ana Carolina Albuquerque traz aqui um problemão para você resolver. Começa com um “parabéns” pelo programa, o que já é um bom sinal, diz que escuta quase todos os dias, escutar todos os dias resolve, mas quase todos os dias também dá. 

Atalla: Quase resolve (risos)

Milton: É, mas ela disse que nunca escutou uma dica para quem não come carne. Por isto vai a pergunta: “Faz quase um ano que não como mais carne e nem frango e no máximo uma vez por semana como peixe. Não gosto muito de soja e acho bem complicado encontrar lugares onde tem opções de soja substituindo a carne e eu acabo comendo muitos carboidratos, mas sempre que possível troco por carboidratos integrais.  Tenho me sentido mais inchada e engordei um pouco depois da substituição”. Atividade física dela – a única atividade física, como ela mesma ressalta – fazer equitação aos domingos. “Que conselho você me daria para substituir esta proteína e manter o peso?” diz aqui a Ana Carolina Albuquerque que fecha a mensagem com um “beijo para vocês”.

Atalla: Bom, Milton, vamos lá, a primeira coisa que uma pessoa como a Ana, que deixa de comer carne, ela pode ser extremamente saudável, mas é muito importante que ela busque orientação de um nutricionista porque ela deixando de comer carne, ainda mais ela que evita frango e come peixe muito raramente, ela vai ter uma certa dificuldade em  conseguir a necessidade diária de proteína, como ela já vem encontrando. Não só de proteína, mas como de alguns outros nutrientes como a vitamina B, como o ferro. Então é muito importante que ela procure um nutricionista para dentro destas opções que, claro, tem coisas que ela gosta, tem coisas que ela não gosta, tentar encontrar um equilíbrio. O fato de ela ganhar peso, estar um pouco inchada, enfim, tem pouco a ver com a quantidade de carboidrato que ela esta comendo, enfim, pela  substituição do carbo pela proteína porque eles tem a mesma quantidade de calorias: um grama de carboidrato e um grama de proteína tem a mesma quantidade de calorias, lembrando que, quando ela come carne vermelha, por exemplo, não é só proteína: tem bastante gordura que tem muita caloria. Então, ela tem problema de estar comendo em excesso, na verdade, em relação ao que ela está gastando em atividade física, como ela mesma relata, só equitação aos domingos a gente sabe que é pouco.  Então eu acho que ela tem que tomar algumas medidas.  A primeira coisa é procurar um nutricionista, muito menos pelo peso, muito mais pela deficiência de nutrientes. A segunda coisa que ela precisa fazer é aumentar um pouco o nível de atividade física dela. Em relação a fontes proteicas que ela pode encontrar na alimentação ela pode ter leite, ela pode ter ovo, a combinação arroz-feijão também é muito interessante como fonte de proteína, mas como eu disse: só um nutricionista mesmo pode avaliar o quanto ela está comendo de proteína hoje e o quanto ela precisa incorporar realmente no cardápio, Milton.

Milton: Independentemente da alimentação, só fazer atividade física uma vez por semana não é exatamente o melhor caminho para tentar manter a saúde.

Atalla: Exatamente. E aí tem um agravante: se ela come pouca proteína e não faz atividade física regular, se ela tem mais de 30 anos, ela entra naquele processo de perder massa muscular,  e aí o nosso metabolismo vai ficando mais lento porque o músculo gasta muita  caloria para se manter e acaba virando uma bola de neve: você gasta menos caloria e você acaba comendo um pouquinho mais, você acaba engordando.  E vai perdendo massa muscular porque não come proteína e não faz atividade física. Então é muito importante que ela realmente aumente um pouquinho a quantidade de atividade física e procure um nutricionista para adequar esta quantidade de proteínas. 

Milton: Ou seja, seguindo aquela  nossa recomendação, além dos parabéns e dos beijos na mensagem, tem que fazer atividade física também.

Atalla: É

Milton: Está tudo associado

Atalla: Está tudo junto

Milton: Mas não pode faltar os parabéns e os beijos

Atalla: Não (risos)

Milton: Obrigado e até mais
Atalla: Abraços!

Milton: Tchau, tchau!



Nenhum comentário:

Postar um comentário