terça-feira, 3 de maio de 2016

O que você vai ser quando crescer?

Costumava dizer que Mariah não seria engenheira nem a pau. Ela seria médica, aqueles estranhos indivíduos que andam de jaleco branco e conseguem comer um Big Mac logo após uma necrópsia.

Hoje eu estou mais reflexivo. Será que a medicina será "a carreira" de 2035? Em primeiro lugar vamos às contas:

(a) 9 anos de ensino fundamental, mas ela está no terceiro ano, deve concluir em 2022;
(b) 3 anos de ensino médio, concluindo em 2025; 
(c) 6 anos de graduação em medicina com previsão de término em 2031; e finalmente
(d) 2 anos de residência em alguma coisa e papai soltando fogos em 2033 se aposentando gostoso sendo bancado pela filha.

Imagino que ela possa ser reprovada na primeira tentativa de entrar para a universidade ou que faça um intercâmbio na civilização, chegando em 2035. Está muito longe, mas dá para fazer algumas análises superficiais, como tudo o que eu escrevo por aqui.

O país está envelhecendo e, se não me engano, em 2035 já estará em processo de diminuição populacional. Isto significa que a demanda por serviços educacionais tende a diminuir. Conclusão: esqueça as profissões relacionadas com Educação: Licenciatura, Pedagogia e franquias de curso de inglês. Crescem os serviços focados na melhor idade: geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, cuidadores de idosos, ações de fábrica de fraldas geriátricas e humoristas do "Zorra Total" ou "A Praça é Nossa".


Nenhum comentário:

Postar um comentário