segunda-feira, 11 de julho de 2016

Concentre

O que uma aposta na loteria, um trabalho voluntário para um grande evento esportivo e ser sócio torcedor de um clube de futebol tem em comum?

Uma aposta de loteria tem um custo baixo, uma aposta típica no Brasil custa em torno de um dólar somente. Não pesa no bolso nem fará ninguém mais pobre ou menos classe média. Talvez seja apenas um refrigerante em lata que deixou de ser bebido para virar um papel carregado de esperança. Se ganhar, o dono deste papel ficará imediatamente milionário. Sim, prêmios das loterias da Caixa Econômica Federal podem ultrapassar os 20 milhões de dólares, quando acumulados. A probabilidade, a chance do sonho se realizar é bem baixa e chega a uma em 50 milhões. Compare com a chance média de uma pessoa qualquer morrer num acidente aéreo, algo em torno de uma chance em 10 milhões. É cinco vezes mais fácil morrer viajando de avião comercial que acertar as seis dezenas.

Do outro lado da cidade, uma pessoa se candidata a ser voluntário em algum evento esportivo. Os motivos que levam uma pessoa a gastar o seu bem mais precioso – o tempo – em ensaios e na atividade voluntária para mim são nebulosos. Os argumentos são sempre emotivos, como era de se esperar: “participar”, “fazer história” ou mesmo “chegar bem perto do meu herói”. Por “herói”, considere normalmente uma pessoa famosa por seu desempenho esportivo fenomenal e por isso recebe uma remuneração vultosa amealhada por patrocínios e publicidade.

Por fim, um amigo meu disse todo orgulhoso que era sócio torcedor de um clube carioca. “Qual é a vantagem? ”, perguntei. Ele respondeu de pronto “Nenhuma. Não ganho ingresso grátis para jogos, não ganho acesso às dependências do clube, nada. É só para ajudar o time de futebol”. Ele contribui com 20 reais todo o mês para ajudar o clube a pagar um salário de 6 dígitos ao atacante.

O nome disso tudo é concentração de renda. Sim, nós estamos acostumados a criticar a concentração de renda, de ver nos jornais que o país é supostamente injusto por concentrar renda ou ouvir economistas falando que inflação concentra renda.

A sociedade adora concentrar renda. Você comprando um bilhete de loteria transfere renda do seu bolso e dos demais jogadores para o ganhador do prêmio. Bom, pelo menos neste caso você pode ser o ganhador e neste caso remoto, o beneficiado por der você, mas trabalhar de voluntário num grande evento esportivo ou ser sócio torcedor de um grande clube é, sem dúvida alguma, concentrar propositalmente renda sem nada objetivo em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário