terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Previsões 2017

O Brasil vai crescer 2% em 2017. O pior da crise já passou e poucos perceberam.

1) Ao contrário da Grécia e do que os pessimistas pregam, a nossa economia é forte e somos globalmente bons em setores tão distintos como agronegócio, aviação, minério de ferro, tecnologia bancária e construção civil. O dia que melhorarmos a educação e diminuirmos o governo este país virará uma Austrália em termos de qualidade de vida.

2) A liberação das contas inativas do FGTS vai irrigar a economia no curto prazo. Boa parte deste dinheiro vai para o consumo e quitar dívidas. Parte da dívida que será paga provavelmente será aluguel atrasado. Este dinheiro vai para o locador e este pode gastar uma parte com consumo.

3) A PEC 241 começa a valer em 2017 o que deve frear os gastos do governo e isto significa que ele consumirá menos recursos, liberando dinheiro para o setor produtivo e abrindo o caminho para a queda dos juros. Claro que nos primeiros anos o efeito será imperceptível, mas a partir de 2020 o impacto na economia será, talvez, maior que o Plano Real.

4.1) Não creio que o Temer irá cair. Ele tem o Congresso apoiando e para mim está claro que decidiu ser um novo Itamar Franco (o presidente do Plano Real e certamente o mais sortudo da História) e não um Sarney.

Temer vai reformar a Previdência e da CLT. A reforma da Previdência fará as pessoas aderirem à Previdência Privada, jogando bilhões no setor produtivo e vai deixar pessoas produtivas trabalhando mais tempo, o que é ótimo para o país. A reforma da CLT vai dinamizar o mercado de trabalho e gerará emprego e renda.

4.2) A implantação da aposentadoria por idade incentivará o trabalhador a entrar no trabalho mais tarde ao mesmo tempo que incentiva a ficar mais tempo estudando sem trabalhar. Isto gera um aumento da produtividade a longo prazo. Quem fez engenharia trabalhando sabe o quanto é difícil e ruim para a formação.

5) Lula vai ser preso e não vai conseguir candidatar-se a presidente. A conta é simples: Moro deve condená-lo em meados de 2017. As convenções dos partidos para escolherem os candidados serão no primeiro semestre de 2018. Mesmo que ele seja inocentado em segunda instância e solto (é uma possibilidade não muito remota), não haverá tempo hábil para ele sair da cadeia e se tornar o escolhido numa convenção partidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário