Esta pipoqueira eu comprei nos EUA e foi uma pechincha, mas como todo mundo tem o seu dia de idiota, eu coloquei sal junto com o milho e o sal corroeu parte do metal e travou o motor do ventilador interno. Semana passada, quando eu fui usá-la numa festinha junina, o motor do ventilador estava travado e, sem circulação de ar, a temperatura subiu muito rápido, queimando o fusível térmico e derretendo um pouco do impelidor do ventilador.
Esta análise foi feita depois que eu abri o aparelho pela primeira vez, claro. Como eu precisava comprar um novo fusível térmico, remontei-a toda para não correr o risco de não lembrar como é a correta montagem. Fiz este pequeno tutorial para ajudar alguém que tenha o mesmo problema, pois parece que este modelo de pipoqueira é muito comum (pelo menos no exterior) e alguns fazem uma adaptação para transformá-la num torrador de café.
Este é a pipoqueira com defeito. O princípio é sempre o mesmo: ar quente estoura o milho que, menos denso, é ejetado.
Retire os seis parafusos tipo philips da base da pipoqueira
Base retirada com os seis parafusos. Repare a corrosão provavelmente provocada pelo sal de cozinha
A pipoqueira vista por dentro, no centro uma placa de impresso soldada no fundo do motor.
O interruptor atrapalha um pouco o processo de montagem e desmontagem por isto...
... remova-o apertando as abas internas com um alicate de bico e ao mesmo tempo empurre a peça para fora
O interruptor sairá pela frente. Cuidado para não danificar ou arranhar o acabamento externo.
Visão geraç do corpo, conjunto eletromecânico, interruptor e tampa inferior.
Remova os quatro parafusos do conjunto eletomecânico. Se você não tem boa memória, recomendo marcar a posição com um produto tipo "Toque mágico" ou "Liquid paper".
Conjunto eletromecânico desmontado. Repare o impelidor torto pelo calor.
Com firmeza, puxe o impelidor pois ele é preso no eixo do motor por pressão. Mais uma visão do dano pelo calor. Como não foi muito grave, não fiz nada, se o empenamento batesse em alguma parte do conjunto eletomecânico teríamos duas saídas: tentar consertar com um soprador térmico ou fazer um novo impelidor com uma impressora 3D.
Resistências elétricas de aquecimento. A principal apresenta cerca de 12 Ohms e a de alimentação do motor em torno de 70 Ohms.
Medindo a resistência do motor.
O fusível térmico ficará entre estes dois pontos. É uma parte delicada porque ele tem que ser firmemente encaixado e nunca soldado.
O fusível térmico. Leia com cuidado o que está escrito. Neste caso é de 216 graus Celsius e deve ser substituído por um com as mesmas especificações.
Levante com cuidado o contector e envie o terminal por dentro.
Com uma chave de fenda de precisão, levante a outra aba e faça uma curva no terninal
Termine de ajustar e forçar com cuidado com a ajuda de um alicate de bico.
Fusível remontado.
Conferindo a instalação, fazendo a medida passar pelo fusível.
Antes de recolocar o impelidor coloque uma gota de óleo de máquina de costura na ponta frontal do eixo do motor e...
...na ponta traseira.
Remontando o conjunto.
Mais informações com o esquema elétrico e ensinando a transformá-la numa máquina de torrar café neste link.