sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Status assimétrico

Os últimos dias os jornais estão dando bastante atenção à questão das biografias. O que vale mais: o direito à liberdade de expressão ou à privacidade?

No meio do embate de palavras, o Chico Buarque desmentiu no jornal O Globo o escritor Paulo Cesar de Araújo, autor da biografia "Roberto Carlos em detalhes", afirmando que nunca lhe concedeu uma entrevista. A sorte é que Araújo é uma pessoa organizada e mostrou não apenas fotos, mas um inquestionável vídeo com mais de 20 anos de idade. Sim, a entrevista ocorreu em 1992 e quem mentiu, traído pelo esquecimento, foi o Chico Buarque.

Bem aventurado o homem que guarda suas entrevistas em vídeo por toda a eternidade, pois eles herdarão a justiça e a verdade!

Se Araújo não tivesse estes arquivos impecáveis quem levaria a fama de mentiroso seria ele, de acordo com a minha Tese do Status Assimétrico.

Eu explico. Vamos viajar um pouco...
Imagine que você comprou um carro zero quilômetro. Você foi cuidadoso e o carro, embora com cinco anos de uso, está imaculado. Mas o carro está bem, pouco rodado, você fazia as manutenções com rigor, só usava gasolina de ótima qualidade e evitava ao máximo os buracos. Chegou a hora de vendê-lo. Você acha que ele vale 20 mil reais tendo em vista o seu excelente estado, mas só encontra quem pague 14 mil reais. Por que? Simples, a teoria da Assimetria da Informação explica: você sabe tudo do seu carro, o potencial comprador nunca te viu na vida, pois foi atraído por um anúncio de jornal. Você tem muito mais informações que ele (daí o termo "assimetria") e ele, na dúvida e com todo o risco de comprar uma bomba, joga o preço para baixo. Se for um carro bom, o negócio foi fantástico. Se for um carro ruim, perdeu pouco. Os 6 mil reais de diferença está associado ao risco gerado pela informação assimétrica.

Voltando
Chico Buarque é uma figura famosa e querida. Ele escreveu músicas lindas e inesquecíveis além de bons livros. Critico costumaz da ditadura e homem íntegro de reputação imaculada, é amado por quase todos os brasileiros. Araújo é um pobre professor de história. Antes de "Roberto Carlos em detalhes", eu o conhecia pelo livro "Eu não sou cachorro, não - música popula cafona e ditadura militar", que foi baseado na sua dissertação de mestrado. E só.



Existe então uma diferença tremenda de status no coração dos brasileiros entre Chico Buarque e Araújo. Nesta situação, que eu chamo de "Status Assimétrico", a gente tende a acreditar em quem tem o melhor status. Por esta teoria, quem levaria a fama de mentiroso seria Araújo, embora quem estivesse de posse da verdade não fosse o Chico Buarque.

E como esta teoria me afeta?
Toda esta reflexão surgiu hoje, quando eu percebi uma situação comum. Imagine que você trabalha numa grande empresa e é um ótimo funcionário, só que onde você está não há oportunidades de crescimento. Você saudavelmente ambicioso se candidata a uma vaga dentro da própria empresa. Dos dez candidatos, você foi o selecionado junto com mais dois colegas de empresa. Ambos foram ótimos na análise curricular e na entrevista. O novo gerente está realmente indeciso.

Ele liga para o seu gerente para falar de você. O seu gerente, com medo de te perder te detona até o último minuto da conversa numa última tentativa de evitar a sua saída.

Você é um simples funcionário com 3 anos de empresa e o seu gerente um senhor com 20 anos de empresa, 10 dos quais como elogiado gerente. Quem o gerente dono da vaga ouviria?


2 comentários:

  1. Fica claro que infelizmente somos levados a julgar pessoas pelo que elas tem, não pelo que realmente são, quem tem mais fama, mais
    ''reputação", mais sucesso é sempre melhor avaliada em nosso materialismo moral, assim, não importa quem realmente você é, mas o que você tem a oferecer. Isso me lembra um comentário de um certo amigo de trabalho, dizia o seguinte: "Você não é o que você pensa sobre você mesmo, você é o que demonstra ser para os outros através de suas atitudes e comportamentos". Triste o fim da humanidade, que infelizmente, depende de atributos materiais para julgar o que é imaterial, o valor das pessoas. "Não julgueis para que não sejais julgados. Com a mesma medida que julgareis sereis julgados". Que tipo de parâmetros temos usado em nossos julgamentos sobre tudo, o moral ou o material?

    ResponderExcluir
  2. Status assimétrico... interessante...
    parabéns pelo post, nobre amigo!

    ResponderExcluir