quinta-feira, 12 de junho de 2014

Consertando geladeira

Nunca consertei uma geladeira, embora já tenha estudado por conta própria um pouco sobre refrigeração.

Há dias o meu amigo Farinha relatou que a geladeira dele esta apresentando um defeito intermitente: ela refrigerava normalmente, no entanto em certos momentos ela só religava na base do chute na traseira. Farinha ligou para uma oficina e relatou o problema e, segundo ele, o técnico do outro lado da linha disse que custaria em torno do 180 reais o reparo e que provavelmente seria o termostato. Disse que não fazia sentido ser o termostato, que isto era um problema na partida do compressor que, uma vez operando, funcionava normalmente e sem barulhos estranhos. O defeito, portanto, deveria estar no relé de partida. Farinha sacou o celular e mostrou algumas fotos do compressor sem a caneca de proteção. Começa uma inédita reparação a distância.



 Figura 1: O fio branco vem da tomada. A caixa de relés do compressor também funciona como caixa de distribuição elétrica. Esta peça marrom é o relé de partida, que esfarelava por superaquecimento.




Figura 2: Outra visão: o cabo preto vai para o interior da geladeira, alimentar a lâmpada, o termostato e o ventilador interno.




Figura 3: Visão da etiqueta do compressor , fundamental para análise e solução do problema




O meu primeiro passo foi tentar achar alguma documentação na internet. O Farinha não tinha a foto do esquema elétrico que fica normalmente colada na parte de trás do refrigerador. A última foto permite analisar a etiqueta do compressor, um TECUMSEH modelo TSA1370MDS. Com ajuda do Google, decobri este catálogo que informa que este compressor usa um relé de partida modelo SR171102. Farinha ligou para diversas lojas e ninguém tinha este relé específico. Observei que isto não deveria ser um defeito incomum e que deveria existir um relé substituto. Farinha novamente ligou para a loja e esta disse que tinha um relé de partida universal.

De posse do código do relé original, descobri este catálogo da fábrica que fornece para a TECUMSEH. Na página 6 está a descrição dos relés de partida SR. A tabela "Códigos das características elétricas" explica que 171 significa que é um relé para redes de 127V, a tabela "Modelo do relé" indica que 1 é para aplicação padrão RSIR e RSCR e finalmente a tabela "Configurações padronizadas para circuitos RSIR/RSCR" mostra que o relé não usa os terminais 3 e 4, os pinos 1 e 2 são do tipo "Fast On" e os terminais 5 e 6 são pinos fêmeas.

Resumindo: é um relé termico para 127V, para ligação RSIR ou RSCR, com as configurações mal explicadas acima.

RSIR significa "Resistance start, Inductive run": a partida é por um resistor - o relé - e o funcionamento por um indutor - o enrolamento do motor. A diferença do RSCR está a aplicação de um capacitor para melhorar a eficiência do conjunto.

Farinha me jurou que não havia capacitor na geladeira, logo concluí que a ligação daquela geladeira era RSIR

Figura 4: Esquema de ligação do relé de partida.



O desenho acima mostra que o relé de partida é um dispositivo de 2 terminais, mas foi encapsulado num invólucro de 6 terminais. Os pinos 4,3 e 6 estão ligados entre si, assim como os pinos 1, 2 e 5. O desenho mostra que a entrada de energia V deve ser ligado ao pino 2 ( ou 1 ou 5, tanto faz, já que estão internamente conectados) e o pino 3 deve ser ligado no motor.

No dia seguinte o Farinha comprou o relé universal por 10 reais e trouxe também o conjunto relé de partida, conectores de relé térmico. O relé de partida esfarelava não mão, indicando superaquecimento. Desconectei o que restou do antigo e encaixei o universal: ficou perfeito, para a minha surpreza. Só faltou religar os fios, que eu mesmo fiz.

Figura 5: O relé de partida universal

A geladeira passa bem e o Farinha economizou 10 reais.

Nota; se você não está acostumado com manutenção de equipamentos elétricos ou eletrônicos eu não recomendo que faça uma intervenção deste tipo ou similar sem a presença de um técnico qualificado. Eu e o Farinha somos loucos.

Em anexo:
Breve descrição para curiosos e quase totalmente leigos sobre o esquema elétrico, que o Farinha só me mandou depois de tudo quase recolvido.

Figura 6: esquema elétrico.



No canto infeior direito está a entrada de energia pela tomada por meio de dois fios, um azul (AZ) e um marrom (MA). Eles irão alimentar dois circuitos: a lâmpada dentro da geladeira e o compressor.

Comecemos pela lâmpada. Os fios marrom e azul chegam numa régua de terminais para  distribuição. Seguindo o desenho,  no canto superior direito saem os fios que entram no interior do refrigerador. O fio marrom (MA) segue por cima até o canto inferior esquerdo chegando na lâmpada, enquanto o fio azul é ligado ao interruptor da porta, para que só acenda a luz quando a porta da geladeira estiver aberta. O interruptor da porta é ligado à lâmpada por meio de um fio preto (PR).

O funcionamento do compressor é definido pela temperatura interna do refrigerador. Caso o interior esteja muito quente, um dispositivo chamado termostato entra em condução e liga o compressor, iniciando o processo de refrigeração. Quando a temperatura chega ao valor desejado, o termostato interrompe a condução e desliga o compressor.

O fio marrom chega ao termostato e sai por um fio preto e um azul o fio azul alimenta o ventilador interno do refrigador enquanto o fio preto alimenta o protetor térmico do compressor e este o terminal comum (C) do compressor. A função do protetor térmico é interromper o fornecimento de energia em caso de aquecimento excessivo do compressor, desligando-o.

O compressor é formado por dois enrolamentos ligados a um terminal comum (C).  O enrolamento A (Arranque) só é energizado durante a partida do compressor, sendo desativado assim que o compressor chega a uma certa velocidade. O enrolamento M (Motor) é alimentado  durante todo o tempo que o compressor estiver em funcionamento.

O controle da partida do compressor é feito por um componente chamado relé de partida, mas no desenho está apenas escrito “relé”. O relé de partida é um componente eletrônico chamado PTC. Sua resistência elétrica é muito baixa sob temperatura ambiente, quase um curto-circuito, permitindo que o enrolamento de arranque seja alimentado.  A medida que circula corrente no PTC, este aquece e a sua resistência elétrica aumenta, praticamente interrompendo a alimentação do enrolamento de arranque após um curto periodo.

FOTOS DO MOTOR DO FARINHA JÁ COM O RELÉ GENÉRICO:








38 comentários:

  1. Acabei de consertar um refrigerador continental RDV37 dessa mesma forma ele começou descongelando e só pegava quando aplicava uma pequeno balanço no motor até que depois de três dias funcionando normal parou e ao tentar novamente não conseguia mais faz lo funcionar tive a ideia de balançar o fio do plug, pra minha sorte conseguir liga lo mais um dia, foi tempo o suficiente para conseguir comprar esse relé universal, e só achei a sua façanha porque estou caçando esse relé SR171102 agora não sei se devo ligar o protetor térmico ou não pois não sei como era o original fundiu tudo. Notei que a sua postagem é recente o intereçane é que o meu problema também é recente começou 13/06/2014 e só conseguir resolver agora 17/06/2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ailton, é importante ligar o protetor térmico, sim! Ele protege o motor e a geladeira de sobreaquecimento. O Farinha comprou um relé térmico novo, mas ele tem um formato diferente do original, dificultando a adaptação. Como o original estafa funcionando bem, a troca do térmico era preventiva e ele está com um recém nascido em casa e não pode ficar sem geladeira, optamos por deixar o original.

      O que eu sugiro é que você compre o protetor térmico universal e tente instalá-lo, para a sua segurança. É simples: interrompa o fio que está ligado direto no pino C do compressor (veja esquema elétrico acima) e ligue o protetor entre este fio e o pino C.

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Bom dia!!!
    Minha geladeira é a continental RDV37, tive que comprar o quite completo com rele e protetor térmico do jeito que esta na foto, só que quando desconectei os fios esqueci de memorizar suas posições, alguém pode me ajudar a coloca-los no lugar? Pois nas fotos não consigo visualizar todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda várias fotos do seu compressor e da fiação solta. Manda a foto legível do esquema elétrico da geladeira (é um desenho que normalmente fica colado na parte de trás da geladeira). Manda tudo para o meu e-mail: npessoa@hotmail.com

      Excluir
  3. Boa tarde!!
    Newton, tenho um refrigerador RDV37 e o plug é mais estreito do que o encaixe do relé universal, tenho que trocar os terminais? Outra coisa, você poderia me enviar a foto do novo relé já conectado? meu e-mail é sanfp@hotmail.com. Obrigado e grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. amigo, você sabe me dizer se a ventoinha desse refrigerador funciona o tempo todo ou é ligado em paralelo com o compressor, pois hj tive olhando uma geladeira dessa, que segunda a proprietária, de ontem para hj passou a não desligar mais, como se o termostato estivesse com defeito, porém observei que ao ser plugado na tomada a ventoinha ja começa a girar, parando somente se o plug for retirado da tomada ou o termostato girado para a posição desligado. observando o esquema eletrico, me parece que a ventoinha fica conectada diretamente a rede.
    pesquisando encontrei seu blkog com uma ótima materia sobre o assunto e achei que talvez vc possa me ajudar.

    ResponderExcluir
  5. oi amigo, já consegui entender o funcionamento da ventoinha, analisei o esquema mais de perto e vi que a ventoinha tambem é controlada pelo termostato, ou seja, quando o termostato aciona, tanto o compressor, quanto a ventoinha entram em funcionamennto, se o termostato não desligar, a ventoinha tambem não desligara.
    desculpe ijncomoda-lo e obrigado pelo material que postou no blog, é de grande valia!

    ResponderExcluir
  6. Que bom que você resolveu. Só tem sentido a ventoinha ser independente do funcionamento do compressor em aparelhos de ar condicionado porque neste caso a ventoinha tem dupla função: esfriar o condensador e ventilar o ar frio que refrigera o ambiente.

    Nos refrigeradores a ventoinha só serve para esfriar o condensador e este só aquece com o compressor ligado, logo os dois são acionados juntos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma continental RDN37 e o compressor não para de funcionar, fica direto. Qual pode ser o defeito ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O termostato, aquele botão que você controla a temperatura, está com defeito.

      Excluir
  8. Tenho um refrigerador rcct490 que está com excesso de gelo na parte interna e o ventilador funciona direto não havendo desligamento do compressor. Se desligo o termostato as vezes ele não volta,outro dia precisei dar um toque na parte traseira e ele voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadia, você precisa trocar o relé de partida desta máquina e o termostato, mas antes tire dezenas de fotos com boa iluminação para que você saiba remontar depois. Não confie na memória. Adicionei fotos da geladeira do Farinha já com o relé genérico, facilmente encontrado na praça. Boa sorte.

      Excluir
  9. Olá, tenho um refrigerador RDV 37 continental, o relê queimou e desconectei os fios para colocar o relê+ protetor térmico, mas não memorizei a posição dos fios vc tem foto do novo relê conectado?
    Obs. O motor, a fiação e o esquema elétrico é igual ao da foto.
    Meu imal é: isabelcmp0181@gmail.com ou isabelcmp@ig.com.br. ATT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para memorizar posição dos fios. VOCÊ tem tirar foto ou filmar com seu celular, antes de desmontar(isso facilita muito).

      Excluir
  10. Esse Farinha... só pode ser ele... não acredito existir mais de um farinha no rio e principalmente "louco"..... depois dessa ele já deve estar mais preparado, pois fez um curso de refrigeração comigo... abraços farinha... Alex

    ResponderExcluir
  11. Tenho um refrigerador Eletrolux DS380, importado da Coreia, com 14 anos de uso.
    Ele esta apresentando um barulho de tac, tac ,tac na caixa branca presa na carcaça do lado esquerdo. O compressor fica no centro.
    Qual o problema e qual a solução. este ruído da a impressão de cansaço.
    Mais uma coisa: o consumo de energia da residência aumentou significativamente.

    Att
    Adriano

    ResponderExcluir
  12. Minha geladeira descongelou ligada na tomada e desde então o motor não dá mais partida. Já troquei o relé e mesmo não funciona. Tem alguma dica?
    Wesley

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma geladeira RCCT490 Continental, a primeira vez ela parou de funcionar a geladeira e o freezer continuou perfeito, após desligar por 3 dias ela voltou normalmente, agora depois de 3 meses ela parou tudo, freezer, geladeira... se eu trocar o rele funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta geladeira é "Frost Free"? Isto está mais com cara de problemas no sistema de degelo de geladeiras Frost Free. Se for muito antiga o sistema Frost Free é todo eletromecânico e as peças são mais baratas. Se for mais moderna o Frost Free é feito por uma placa eletrônica.

      Excluir
  14. Boa tarde, tenho uma geladeira consul biplex 330, com 11 anos de uso, ela esta comgelando e gelando ecessivamente na parte de baixo, como se tivesse no maximo do temostato, ficando ligada direto por umas 4 horas, e desliga, porem so liga novamente se desconectar da tomada, aguardar uma ppr voçta de 1 hora e ligar, ai começa o mesmo problema, fica muito tempo ligada. Me disseram ser o termostato, entao troquei por uma novo, porem nao resolveu o problema. Se poderem me dar umas dicas de como resolver sem pagar um tecnico, agradeço!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde amigo minha Electrolux d440 parou de funcionar, fiz o teste do compressor sem o relé só fio preto em cima e branco lateral e o compressor funcionou sem o uso do start, pensei que fosse o e ele, coloquei de volta e ela voltou a funcionar mas não desliga. Põe e tira da tomada ele fica ligada direto, só desliga se desligar no termostato aí não funciona mais a não ser que der um tapa no termostato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce colocou de volta aquilo que voce havia tirado rele e protetor termico,e se a geladeira esta gelando normal,provavelmente seu defeito seja o termostato, aquela pecinha que voce torce dentro do refrigerador pra controle d e temperatura.

      Excluir
  16. Boa tarde então fui troca o lâmpada da minha geladeira a deu um curto e ela parou sera que queimou parou tudo cônsul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o modelo? Onde está a foto do esquema elétrico que fica atrás da geladeira?

      Excluir
  17. Boa noite!
    Tenho um Refrigerador Bosch que de repente parou de gelar.
    Observei que o compressor entrava em funcionamento, dá um estalo e para.
    Resolvi de antemão trocar o relé e o protetor térmico.
    Porém não resolveu.
    Observei que o trocador de calor atrás da geladeira esquenta muito na parte de cima, mas na de baixo não.
    Seria pane no compressor? O que acha?
    Qual caminho mais devo seguir?
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente compressor com defeito. Tem que ver se é economicamente viável trocá-lo. Talvez seja melhor comprar outra geladeira.

      Excluir
  18. Pessoal, estou iniciando em refrigeração, e ja peguei alguns pepinos como dizem, agora pergunto: posso adaptar um capacitor eletrolico de partida em um compressor tecumseh que só liga depois de muito tempo desligado, pois já peguei uma geladeira com o mesmo compressor com um capacitor de partida e de fabrica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o código todo do compresso e vá no site da Tecumseh. Lá vem dizendo tudo que precisa ser ligado ao seu modelo de compressor. Acredito que a sua resposta seja "não".

      Excluir
  19. BOM DIA! tenho um Continental RCCT490 467L 110V o ventilado interno fica ligado direto, qual sera o problema dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira uma foto do esquema elétrico que fica atrás da geladeira.

      Excluir
  20. BOM DIA!!!!!
    Caro Newton,
    Comprei o relê original da geladeira RDV37 Continental Copacabana.
    O relê que estava instalado queimou e desintegrou, agora estou com dificuldades
    em conectar o novo, os fios são idênticos aos da foto, será que vc poderia por
    gentileza me demostrar onde conecto os fios no relê?
    meu email é paulosemicek@gmail.com
    Abraços,
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está a foto da sua geladeira? Onde está a foto do compressor e do relé? Onde está a foto da fiação? Onde está a foto do esquema elétrico que fica atrás da geladeira?

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então é o preto no protetor térmico e o azul no relé de partida, como está no esquemático do post.

      Excluir
  22. Boa noite! Tenho um refrigerador rw34 eletrolux e preciso do rele, é um sr171102, por qual posso substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá na loja de refrigeração e diga o modelo e a marca da sua geladeira e o nome do fabricante do compressor. Certamente eles terão para oferecer o original ou um modelo equivalente. Compre o conjunto (relé térmico e de partida).

      Excluir