terça-feira, 7 de junho de 2011

Meu adorável chinês mentiroso

Já me falaram que a doutrina do Direito Comercial tolera e entende, por cultura, a malandragem, desde que em doses bem suaves e sutis. "O melhor sanduíche do mundo" não é, na verdade, o melhor, mas a lanchonete pode apregoar sem problemas, mesmo que não tenha nenhuma prova que isto seja para valer.

Mas de um tempo para cá a coisa está ficando ridícula, porque não são mais características subjetivas como o gosto de um alimento ser melhor ou pior que outro, mas grandezas físicas, que são, por natureza, normalmente mais fáceis de serem avaliadas, medidas e comparadas.

Observe este anúncio

http://www.dealextreme.com/p/160w-hi-fi-stereo-amplifier-mp3-player-for-car-motorcycle-blue-silver-sd-usb-90330

Ele diz que a potência de saída são 160W. Só que ele é alimentado por 12V. Como a potência é o produto da tensão pela corrente, para produzir 160W nas caixas acústicas, seriam necessários mais de 13 A (Ampères). Considerando uma eficiência global do aparelho em torno de 80%, o consumo do aparelho seria de uns 16A.



Basta observar a foto e ver que está escrito no painel traseiro do aparelho: 12V - 5A. O próprio conector, por sua fragilidade, duvido que suportaria 16A.

Viu como a Física III do seu segundo grau ajuda a não sermos enganados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário