Os primeiros 15 dias foram muito difíceis, porque eu comecei seguindo a linha do Atkins e a primeira parte da Dieta Atkins consiste na indução, um periodo de zero carboidrato. Acho que isto é para dar um choque no seu organismo e no psicológico. O organismo e a alma precisam aprender a viver com pouco carboidrato. Porém eu diria que foi a terceira parte mais difícil.
Depois, já seguindo a linha Paleo, eu cortei cereal, em especial trigo, aquele lixo normalmente em forma de pó branco. A farinha de trigo é algo tão inútil do ponto de vista nutricional que precisa ser "enriquecida com ferro e ácido fólico" para ser alguém na vida. Esta foi a parte mais difícil por dois motivos. O primeiro é que existe uma visão romântica do trigo: ele era componente do pão que Jesus usou na Santa Ceia. Vivemos na sociedade do trigo e o consumimos no café da manhã, no almoço, no jantar, no lanche da tarde, na sobremesa e na guloseima. O segundo motivo foi porque pela primeira vez na vida eu cortei o trigo completamente. Eu uso adoçantes desde os 12 anos de idade. Parar de consumir açúcar foi bem fácil para mim, mas o trigo eu nunca tinha interrompido o consumo. Foi muito difícil.
A segunda parte mais difícil foi cortar o café, que eu fiz por conta própria e estou há uma semana "limpo". O engraçado é que, no começo, o meu inconsciente pedia cafeína e eu nem percebia. Hoje eu me recordo tomando mate, algo também preto e que tem cafeína, e entendo que era a abstinência do café. Eu não gosto muito de mate.
Resumindo a minha dieta está assim descrita:
1) Pode comer vegetais que estão por cima da terra: brócolis, alface, acelga, tomate, cebola, abobrinha, abóbora etc.
2) Apesar de (1), fruta pode, mas com moderação, principalmente banana e manga. Se você acha uma aberração, digite no Google "ancient banana" e veja o resultado de como era a banana que o nosso querido vovô de 2 milhões de anos tinha disponível.
A banana do vovô: sementes enormes e quase sem massa branca. |
2a) No caso das frutas, eu eliminei banana e manga. Consumo pera, kiwi, maçã, morango e outras.
3) Pode comer carne, ovo, peixe e gordura
4) Não pode comer o que está por baixo da terra: batata, aipim etc.
5) Apesar de (4), cenoura pode, mas com moderação, se cozida. Cenoura crua pode comer até morrer.
6) Leite de preferência integral e com moderação (tem lactose, existem pessoas com intolerância e aquilo foi feito para engordar o bezerro).
7) Queijo pode, mas com um pouquinho de moderação. Dou preferência aos sem carboidratos.
7a) Moderação com os embutidos. Salame contém carboidrato. O ideal é ler as informações nutricionais que existem nas embalagens para ver a quantidade de carboidrato. Algumas linguiças e quase todas as salsichas também contém carboidrato, embora pouco. Presuntos de porco, frango, chester ou peru são permitidos.
8) Não consumir outro óleo além do azeite extra virgem. Olha para um grão de soja e me diga se parece ser fácil tirar óleo daquilo. As fábricas usam hexano, um dos componentes da gasolina, para retirar óleo de soja, do girassol, da colza (vulgo "canola") e talvez do azeite que não seja extra virgem. Por mim usaria banha, mas eu estaria violando o conceito de não mudar a vida e a rotina da minha família. Para ser sincero, até eu acho banha repugnante...
[Para quem não acredita em mim, clique neste link e leia o item 3.2 - Extração com solvente orgânico. É um documento da renomada EMBRAPA.]
9) Faço jejum intermitente, ou seja, uma vez por semana eu pulo uma refeição. Na verdade eu, hoje, nem tomo café da manhã porque não tenho mais fome. É só almoço e jantar. Com isto eu quebro platôs de peso (set points), acelero o metabolismo e dou uma descansada no fígado. Não se esqueça que o vovô africano não comia a cada três horas.
10) Tomo duas cápsulas de óleo de peixe 1000mg por dia, sem comer nem beber nada uma hora antes e uma hora depois do consumo.
11) Finalmente - e o mais importante - não pode consumir nenhum cereal, mesmo que integral. Não pode comer milho, trigo, arroz, aveia etc.
Confie em mim, que tenho um currículo invejável de quase 30 anos em dietas: é mais fácil do que você imagina e melhor que ficar contando calorias como um idiota para em pouco tempo ficar com uma fome desgraçada e parar de emagrecer. O último ato da dieta hipocalórica convencional quase sempre termina em fracasso, voltar com um peso maior que o anterior e todo mundo jogar a culpa em você.
Meu emagrecimento está mais lento que eu esperava, mas estou radiante com a dieta. Não estou afetando a rotina da minha família, não estou consumindo nenhuma droga para moderar o apetite, estou me sentindo melhor, hoje cheguei num peso que eu não me lembro de ter antes de me casar , há quase 13 anos (117,9kg), não estou fazendo nenhum exercício, estou economizando dinheiro e não sinto fome.
Malditos! Nunca me falaram que são os carboidratos que dão fome.
Rumo aos 2 dígitos e à calça 46 da C&A até 31-12-2013!
Nenhum comentário:
Postar um comentário