sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dez coisas que operados de cirurgia bariátrica costumam fazer

1) Levantar a blusa para mostrar a cicatriz da cirurgia
É batata! Bariático adora mostrar o tronco quando você pergunta, surpreso, se ele fez cirurgia de redução do estômago. "São só cinco pequenos cortes". Quando a cirurgia não foi executada por meio de videolaparoscopia o pudor é um pouco maior e ele espera 30 segundos para exibir a flácida barriga.

2) Dizer que fará cirurgia plástica para retirar o excesso de pele
Esta frase normalmente é pronunciada após mostrar as cicatrizes e o interlocutor perceber que a barriga parece uma bola de futebol murcha e, ao tocar, rebola como uma gelatina.

3) Considerar o cirurgião como um semideus
O processo de uma cirurgia bariátrica começa meses antes do paciente ir para uma sala cirúrgica, com consultas com nutricionistas, psicólogos e médicos. Durante a cirurgia, um trabalho também é realizado por instrumentistas, enfermeiros e anestesistas. Mas semideus é só o cirurgião.

4) Destacar que "perdeu 13 quilos no primeiro mês"
Não sei o motivo, mas a perda de peso do primeiro mês é sempre destacada. Talvez porque seja o momento que o emagrecimento seja mais rápido e o valor, maior, cause mais impacto

5) Se divorciar
O índice de divórcios entre as mulheres nos primeiros dois anos após cirurgia é bastante alto. O homem valoriza muito a aparência feminina na hora de procurar uma parceira e, por isto, o assédio masculino aumenta muito. Some-se a isto um casamento maculado pela rotina e pelo desamor e o final da história é previsível.

6) Afrimar o peso maior que o real antes de fazer a cirurgia
Quem é obeso e não fez ou não pretende fazer cirurgia bariátrica costuma diminuir o peso quando for indelicadamente questionado. Se o valor que a balança digital que ele comprou na Casa & Video indica 112kg, é declarado 110kg, afinal, ele tem um problema de retenção de líquidos e estes 2kg são certamente água, não contam. Dizem que o corpo humano é 70% água. Se for verdade e se água não conta, então o meu peso é menor que 37kg.

Por outro lado, a pessoa que fez bariátrica, de um modo inconsciente, tenta ressaltar a eficácia da cirurgia declarando um peso anterior maior que o real. Aí os 123kg viram 130kg.

7a) Reclamar que o Centrum custa caro
A maioria das pessoas que fazem cirurgia bariátrica precisam consumir suplementos vitamínicos e minerais pelo resto da vida e alguns precisam ainda de doses extras de vitaminas do complexo B. É evidente que existem concorrentes mais baratos, que não precisam repassar o cachê do Luciano Huck para o valor do comprimido, mas o Centrum se tornou uma referência e, para algumas pessoas, o único remédio que deve ser usado.


7b) Pedir para a amiga ou prima que mora nos EUA para comprar Centrum e enviar pelo correio
Serve também a aeromoça que está sempre indo para Nova Iorque e cujo filho estuda na mesma sala que a sua filha.


8) Dizer que teve pré-eclâmpsia durante a gravidez do filho
Esta é clássica. Toda a mulher que fez bariátrica após o nascimento do filho tem um longo relato de uma gravidez de riscos e apreensões.

9) Dizer que fez a cirurgia unicamente por questões de saúde
Esta ninguém acredita, porque no segundo mês do pós-operatório já está mudando o corte de cabelo, comprando roupas novas, saindo mais, se achando o(a) gostoso(a) e jogando charme para desconhecido(as) na rua

10) Azucrinar os que continuam gordinhos
"Quando é que você vai fazer a sua cirurgia, heim?"

Um comentário:

  1. Já percebi que você está expert no assunto!!!!
    Mas, e aí??
    Eu, graças a Deus não tenho este tipo de problema, então, "Quando é que você vai fazer a sua cirurgia, heim?" rs...
    Abs.

    ResponderExcluir