segunda-feira, 25 de julho de 2011

PROMOCA

Este final de semana tentei concluir o PROMOCA - Programa de Modernização do Computador Lá de Casa. Onde eu trabalho usam siglas para tudo; é quase um dialeto obscuro. Por ironia, comecei a chamar informalmente este longo processo de atualização de um computador montado em 2005 de "PROMOCA" e a Luiza riu e gostou.

O novo HD foi formatado. Estava pensando no melhor modo de clonar o HD antigo, de 80GB no novo, de 1,5TB, mas acabei optando inicialmente por colocar os dois juntos, atual e novo no mesmo gabinete, mesmo sabendo que o de 80GB, sendo de tecnologia antiga (IDE), diminuiria um pouco o desempenho global do computador por estar rodando dentro dele o sistema operacional.

A fonte de alimentação não estava no PROMOCA, mas foi necessário um aditivo neste contrato porque ela queimou no meio da execução, entre a compra do HD novo e o conjunto memória, placa mãe e processador. No lugar de uma genérica safada, coloquei uma Seventeam. Espero que esta compra extra passe na auditoria.do Tribunal de Contas.


Um problema que sempre me irrita ao especificar ou escolher um computador pessoal é a quantidade de processadores disponíveis, a despeito de só existirem duas empresas dominando este segmento: Intel e AMD. A escolha é difícil e confusa para mim, mas, por sorte, para facilitar a vida, existem sites que comparam o desempenho de processadores. Escolhi um AMD Phenom II X4 840. Reparou como a descrição do processador é simples e auto-explicativa?



A escolha do fabricante da placa mãe seguiu a regra de ouro de continuar com o time que está ganhando. A brava MSI de 2005 que funciona perfeitamente até hoje qualificou o fabricante como uma escolha natural. O modelo escolhido foi o GF615M-P33. Mais fácil foi definir a memória RAM: 4GB DDR3.



No sábado de manhã iniciei a desmontagem do gabinete. Tirei tudo para facilitar a limpeza e a atualização. O seu professor de Física III deve ter comentado sobre um fenômeno que acabou com o meu final de semana: a eletricidade atrai a poeira. Ao respirar aquela poeira suspensa pelo pincel, tive uma reação alérgica em um  nível que eu nunca tinha observado antes. Aliás, nem sabia que eu era alérgico à poeira.



Continuo sofrendo com a alergia e, teimoso, no final do domingo voltei ao PROMOCA. Já era segunda-feira, hoje, portanto, quando eu apertei a tecla "Power". O sistema operacional não funcionou. Sinceramente não sei o que aconteceu, será que a mudança foi tanta que só conseguirei usar o computador reinstalando o sistema operacional? Tudo indica que sim. Rodei o Kurumin, uma versão do Linux que funciona direto no CD, sem instalar nada, e funcionou normalmente, insinuando que, pelo menos no hardware, tudo está em ordem. Executei uns aplicativos de pesquisa de erro e também nada de anormal foi encontrado. Por precaução, retirei o HD antigo e, com uma interface IDE - USB que eu tenho em casa, passei o nosso maior patrimônio, as fotos da minha família, para o Notebook. Desta forma, se acontecer algum acidente, a nossa história estará preservada.

Hoje é dia 25 e foi no dia 25-06-1999 que eu conheci pessoalmente a Luiza e começamos a namorar. Sempre procuramos comemorar os dias 25 e por isto eu a convidei para uma sopa numa padaria metida a besta que inaugurou lá perto de casa. Acho que o PROMOCA só continuará amanhã. Ainda bem que temos um notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário