terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Feminista, mas só quando convém

Falar mal do machismo é, como dizia a minha mãe, "jogar água em um pato". As mulheres reclamam, os ouvintes acatam e tudo continua na mesma. Vai questionar o que? Machismo é péssimo para as mulheres.

Mais ou menos. O machismo tem várias faces, mas só é exibido o lado ruim para as mulheres. O lado conveniente para as mulheres é malandramente omitido.

Vejamos como é bom o machismo para as mulheres:

1) Aposentadoria mais cedo: É uma verdade estatística e atuarial que a expectativa de vida da mulher é maior que a do homem. Se a mulher vive mais ela então gera mais despesas para o INSS pois ficará mais tempo recebendo a aposentadoria. Então as mulheres deveriam contribuir com valores mensais maiores que os homens ou se aposentarem mais tarde. O que vemos na prática é exatamente o contrário: as mulheres se aposentam 5 anos antes. É claro que parte da crise de financiamento da Previdência Social também está relacionada com a maior inserção da mulher no mercado de trabalho. Nunca entendi o real motivo da mulher se aposentar mais cedo. Já me falaram de uma tal de "dupla jornada", pois além do trabalho a mulher arruma a casa, mas muitas mulheres que eu conheço não lavam um copo, pois tem empregada doméstica e muitos maridos ajudam nas tarefas domésticas. Outro fraco argumento foi que a mulher cria o filho. Novamente muitos maridos também exercem a tarefa de criar filhos e não há notícias de mulheres sem filhos que se aposentaram 5 anos mais tarde.



2) Trajes: trabalhei anos numa estatal e era proibido trabalhar de bermuda. Não havia nada documentado, mas a lei informal valia e muito. Os seguranças privados que ficam na porta da empresa simplesmente não deixam entrar e passar na catraca de ponto. Isto é válido se o funcionário for homem. Se for mulher vale tudo: bermuda, shortinho, saia curta que ao menor descuido deixava aparecer a calcinha, calça fina e apertada que destaca, sobe e modela os glúteos, decotes provocantes etc. A mulher pode tudo.

Se você ousasse reclamar e fosse homem, corria o risco de deboche e insinuações sobre a sua masculinidade.




3) Vagão das mulheres: com o argumento que as mulheres são sarradas no metro do Rio de Janeiro, criaram um vagão exclusivo justamente nos horários que os sistema de transporte está mais sobrecarregado. Nunca sarrei ninguém e nunca vi ninguém sarrar no metrô. A legislação diz que o sarro não-consensual é crime, logo a solução correta é a denúncia. Como ninguém quer fazer o certo, fazem o errado: agridem o artigo 5 da Constituição Federal e criam um privilégio para evitar um eventual sarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário