segunda-feira, 12 de março de 2012

É um processo

Nas minhas fantasias, o desmame da Mariah seria algo meio radical: a partir de hoje não mama e pronto. Isto talvez funcione com crianças bem pequenas, com menos de um ano, entretanto com uma criança de quatro anos a coisa é mais complicada. Ou será que eu e a Luiza fizemos a coisa ficar mais complicada?

Um vídeo famoso do Youtube, que trata do consuminsmo e da poluição, afirmava que a amamentação é o mais nobre ato de nutrição da vida de uma pessoa. Eu digo que é bem mais que isto, porque amamentar é carinho, afeto, segurança, renúncia e, claro, nutrição.

Esta semana foi decisiva. A madrinha passou 5 dias conosco, fazendo um curso, e dormiu com a Mariah no quarto e desde segunda estamos indo muito bem. Aos poucos o mamilo vai perdendo o sentido e a vida continua.

Não podemos menosprezar a criança. Ela sente a pressão por todos os lados. É a pediatra, a escola, a mãe, o pai. A gente compreendia a dificuldade e procurava tornar o processo menos doloroso. Quando ela olhava nos meus olhos e dizia: "Mas, pai, eu não consigo!" dava vontade de abraçá-la com toda a minha força e chorar.

Mas tudo tem o seu tempo e Deus sabe o que faz. Este consolo nos dá uma grande tranquilidade. Agora é o momento e ela está bem, conseguindo.

Te amo muito, filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário