quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Jogatina

Esta semana o fato mais relevante foi o aprendizado das regras de um jogo. Foi por acaso, Mariah me chamou para brincar e apareceu com um dominó de baralho que veio como brinde de uma rede de fast food. É um baralho, mas no lugar de naipes temos um dominó.

Para jogar é preciso conhecer as regras e eu listei-as. Repetia as regras antes de cada início de uma nova partida:

- As cartas com as regras não entram na brincadeira
- Embaralhamos as cartas
- São sete cartas para mim
- São sete cartas para você
- O resto você coloca no banco
- Cada carta tem que encaixar numa igual
- Se não tiver a carta, pegue no banco até ter uma carta que sirva
- Ganha quem ficar sem cartas na mão primeiro

E fomos jogando umas oito partidas. A medida que ela aprendia o jogo e aplicava as regras ela ficava mais empolgada. A mãe chegou lá pela sexta partida.

- Mãe, eu estou chorando, mas é de alegria!

Citei novas regras a medida que os problemas surgiam, como quando o jogo não tinha mais solução e ganhava quem tinha menos cartas na mão.

Ontem Mariah chamou a mãe para brincar de dominó de baralho:

- As regras não entram no jogo... vou embaralhar... são sete cartas para mim e sete cartas para você... o que sobrou, mãe, a gente coloca no banco... Eu começo. Tem um ou nada?




Um comentário: