quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Lobo Popeye

Eu nunca entendi direito o Popeye. Quando eu era criança eu adorava o desenho, mas hoje eu acho tosco, com histórias ruins e uma técnica de desenho e animação amadoras. Nem Mariah aguenta. A única questão que fica aberta é o espinafre. O Espinafre é um vegetal sem graça que lá em casa a gente coloca ovo por cima no final para dizer que fez uma receita popular. O espinafre também não deve ser muito calórico porque na tabela de dieta convencional ele está na categoria "Vegetais A". Ao contrário dos "Vegetais B", os do tipo A podem ser consumidos com menor restrição. Junto com o espinafre temos a acelga, a alface e outros seres viventes e cheios de folhas e fibras. Atualmente alguns nutricionistas separam os "folhosos" dos "vegetais A", neste caso o espinafre fará parte do novo grupo, junto com a alface, rúcula, agrião e bertalha. Delícia.

Na minha pré-adolescência eu convivia com o espinafre esporadicamente quando a minha mãe comprava na feira, na tabela nutricional da endocrinologista e nos desenhos do Popeye. Como um vegetal A, cheio de água, fibras e quase nenhuma caloria poderia deixar o marinheiro tão forte a ponto de cobrir o folgado do Brutus de pancada é um mistério que até hoje eu não consegui decifrar. Deve fazer parte da lógica dos vegetarianos: "Olha o cavalo, ele não é forte? E o touro? Eles só comem vegetais, são vegetarianos!" Quem afirma uma coisa dessas não diz que o boi é ruminante, nem que tem que ficar comendo sem parar volumosas quantidades de grama o dia todo dada a baixa energia contida neste alimento.

Mudo de canal, tiro do Gloob e sintonizo o NatGeo. Adoro o NatGeo! Que canal eu posso ver reality shows camuflados de documentário mostrando mexicanos com mais de trezentos quilos indo para a cirurgia bariátrica? Amo, me sinto magro. NatGeo também mostra a vida selvagem no mundo. Morro de pena dos enormes mamíferos vegetarianos sendo atacados por uma matilha de lobos ferozes enlouquecidos de fome.

Por aqui, na civilização, a muitos quilômetros do habitat dos lobos só nos restam cães e gatos. O cão é um lobo domesticado. Em centenas de anos o homem pegou lobos e foram cruzando os mais amigáveis, o mais sociáveis e fez o cão, num processo de seleção artificial, porém o cão continua muito próximo do lobo. É mais que um primo, é um irmão. Até hoje o cruzamento de um lobo com uma cadela é perfeitamente possível. Concluo então que o cão é naturalmente carnívoro.

A reflexão a respeito do gato é similar. O gato selvagem é carnívoro e os felinos que eu vejo no NatGeo também são carnívoros. Não consigo imaginar tigres e onças comendo frutas, legumes ou verduras. Gato gosta de carne, pergunte ao dono da barraca do peixe na feira mais próxima.

Na civilização, os nossos bichinhos de estimação comem ração. Acreditamos que é a melhor solução nutricional possível. A ração é até enriquecida com vitaminas. Aqui está a composição de uma ração para gatos de marca famosa:

Farinha de carne e ossos, farinha de subprodutos de frango, glúten de milho, quirera de arroz, milho integral moído, gordura de frango, gordura bovina, farinha de trigo, taurina, metionina, palatabilizante, vitaminas ( A, B1, B2, B6, B12, D3, E, K3, ácido fólico, niacina, biotina, cloreto de colina, ácido pantotênico), minerais (cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, óxido de zinco), antioxidante, corantes

Não consigo imaginar um gato comendo milho integral moído. Nem farinha de trigo, nem glútem de milho. Tem alguma coisa errada. Esta composição talvez explique porque observamos tanto gato gordo criado em apartamento a base de ração. Pode ser que o animal  simplesmente esteja comendo o que ele não consome quando está no seu habitat natural, na floresta, e o seu organismo está reagindo na forma de obesidade.

Passo para a ração para cães, o nosso doce lobinho:

Farinha de Carne e Ossos, Farinha de Subprodutos de Frango, Milho Integral Moído*, Quirera de Arroz, Glúten de Milho*, Gordura Animal, Farelo de Trigo, Farelo de Milho*, Cenoura, Espinafre, Palatabilizante, Vitaminas (A, D, E, B1, B2, B6, B12, Cloreto de Colina, Biotina, Ácido Fólico, Ácido Pantotênico, Niacina), Minerais (Iodato de Cálcio, Sulfato de Cobre, Sulfato de Ferro, Cloreto de Sódio (sal comum), Óxido de Zinco, Cloreto de Potássio, Selênio), Antioxidante, Corantes.
Eventual substitutivo: sorgo integral moído.

Como pode um quase lobo comer espinafre e cenoura? Será que é para ficar forte como o Popeye e esperto como o Pernalonga? Será que realmente um produto com esta composição pode fazer bem para um animal que durante milhões de anos evoluiu comendo basicamente carne?

Hoje eu não sigo mais tabelas nutricionais convencionais, mudo de canal quando passa o desenho do Popeye e na minha casa raramente entra a folha verde escura. Posso afirmar que o grupo dos fãs do espinafre não deve ser muito grande no Rio de Janeiro, mas é fácil de comprá-lo. Deve ter muita mãe no meu bairro forçando o filho a comer este alimento tão sem graça. Uivarão nas noites de luar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário