quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agora vai

Comprei um kit para ajudar a aprender a programação de microcontroladores PIC. Para quem não sabe, um microcontrolador é um pequeno processador, um pequeno "cérebro eletrônico" como diziam nos anos 1970 e 1960. A despeito de ser mais simples e com menos capacidade de processamento que processador equivalente, o microcontrolador tem a vantagem de ser "tudo em um", dispensando componentes periféricos como memórias.



É muito comum encontrarmos placas com apenas o microcontrolador, sem mais nenhum outro circuito integrado. A aplicação mais didática para o leigo entender como estes componentes são maravilhosos é a máquina de lavar, onde ele substituiu o timer eletromecânico, um componente que funcionava muito bem, mas era caro e com recursos limitados.


Acima temos o timer eletromecânico de uma máquina de lavar roupa. O usuário girava o eixo até uma determinada posição e finalmente puxava o eixo, dando início ao ciclo de lavagem. Na parte traseira existe um pequeno motor que aciona um conjunto de engrenagens para reduzir a velocidade e no final um grande disco cheio de resaltos - tecnicamente chamados de cames - abrem e fecham pequenos interruptores internos e estes operavam a máquina atuando a válvula de entrada d'água, ligando e desligando o motor etc., numa sequência lógica e em tempos definidos.

As lavadoras de roupa atuais usam um microcontrolador e novos recursos foram implantados, como um sistema de percepção de defeitos e de rotinas de manutenção para auxiliar o técnico em um eventual reparo do equipamento.



Existem dezenas de fabricantes de microcontroladores e uma das mais populares é a Microchip, com a linha PIC. A minha ideia inicial é construir uma máquina de enrolar bobinas de cobre. Eu pretendo construir uma placa com microcontrolador e display onde eu posso inserir o número do fio para a placa comandar um motor que avance a guia do fio com maior o menor velocidade, de acordo com o diâmetro do fio. Fios muito grossos precisam de um avanço mais rápido para fazer uma camada perfeita. Com um microcontrolador é fácil também fazer a reversão: quando a guia chega no final do carretel, completando uma camada ela volta para fazer uma nova camada por cima.

Este é o kit que eu comprei.



Chegou ontem e eu só dei uma olhada superficial. A delicadeza como a minha esposa abriu a caixa é um lembrete para eu andar na linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário