sexta-feira, 10 de junho de 2011

Questões de matemática

A família do meu cunhado dormiu na minha casa outro dia e o João, meu sobrinho, teve prova de matemática no dia seguinte. A matéria era Geometria com uma salpicada de Álgebra. Dois ângulos suplementares e a diferença de 36 graus entre eles. Qual o valor destes ãngulos?



Antigamente as escolas não davam muita atenção à Geometria e à Aritmética e enfatizavam a Álgebra, mas pelo jeito este cenário mudou. É possível que tenha mudado há tempos: se ano que vem eu completo 20 anos que fui apresentado à feitiçaria do Cálculo, estime quando foi o meu primeiro grau. Acho que os gays diriam "Abafa o caso", mas eu estudei a série do João em 1984. E em 1985 também, porque eu fui reprovado na sétima série. Abafa o caso ou faça as contas, mas informo que o meu segundo grau foi técnico, com 4 anos, e ainda cursei um ano de estágio em duas empresas.



O que motivou-me a escrever sobre esta experiência neste totem de memórias foi o fato de eu tentar ajudá-lo na matéria. Um dia a Mariah estará sentada à mesa junto comigo ou com a Luiza para também tirar as suas dúvidas. Talvez seja esta a mais nobre atividade de um pai. Eu sempre emociono-me quando vejo o desenvolvimento da filhota. Acho até que eu vou chorar quando eu testemunhar a Mariah se alfabetizando, porém anunciar choro com antecedência pode ser autoconhecimento como também pode ser hipocrisia. É melhor não chorar e não se emocionar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário