quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uma anedota, uma verdade.

Em 1994 ouvi uma piada de um amigo mineiro que contava a história de dois amigos que tomavam um café. O primeiro colocou adoçante e o segundo colocou açúcar. Aí o primeiro questionava o segundo sobre o fato de não usar adoçante e a resposta era algo como: "Está louco? Adoçante engorda!" E eis que o primeiro dizia que ele estava enganado, que o engordativo era o açúcar, mas o segundo respondia de pronto "Adoçante engorda, só gordo que usa isto!"

No início de 2008 a imprensa divulgou uma pesquisa norte-americana que concluia justamente o poder do adoçante de engordar:



Mais uma matéria:


Naquela época um amigo meu estava indo ao endocrinologista para emagrecer e ele comentou com o médico sobre a matéria. Segundo o meu amigo, o médico receitou Rimonabanto e disse que ele não deveria largar o adoçante.

O Rimonabanto, caso não saiba, um tempo depois foi proibido por suspeitas de provocar problemas psíquicos (ansiedade e depressão) nos usuários da droga.

Agora está suspenso a manipulação com a substância Rimonabanto.

Se não acredita em mim, aqui está a resolução da ANVISA

Hoje, dia 29 de junho de 2011, como diria a Legião Urbana, mais do mesmo:


O endocrinologista foi cauteloso com o estudo de uma universidade séria, mas não foi cauteloso ao receitar uma droga nova e que acabou proibida ainda no ano de 2008. Consulto-me com endocrinologistas desde os 12 anos. Já receitaram para mim os mais variados remédios. Inibex, Desobesi, Dualid, Isomeride, Sibutramina, Triac e mais alguns que eu não lembro. E eu nunca vi médico devolver o dinheiro da consulta por alguma indicação de tratamento errada, mas você consegue aceitar um técnico devolver a TV sem consertar e sem devolver o dinheiro?

A vida de médico é muito fácil neste aspecto. Recomendam dietas, exercícios e remédios e, se falhar - e em mais de 80% dos casos falham em menos de 2 anos -, Colocam a culpa no paciente. Mas eu não entendo porque as pessoas ainda acreditam num tratamento convencional que tem um índice tão alto de ineficácia. Só posso acreditar em falta de opção. Mas há opção. O seu médico é que talvez não tenha interesse em divulgar.

A obesidade é uma das poucas doenças que normalmente o doente é quem carrega a culpa. O gordo sofre em silêncio, achando que o problema é somente com ele. E toda a sociedade também acha. Os negros elegem deputados, denunciam o racismo e o preconceito, lutam por melhores condições e por cotas em universidades públicas. Estão absolutamente certos, como estão os homossexuais fazem passeata e escrevem novelas com gays como heróis e exemplos de caráter para tentar diminuir a homofobia da sociedade.

Não vejo muita diferença entre uma negra que tenta alisar o seu cabelo com ácido pirogálico e um obeso que toma um remédio que pode provocar doenças graves. O corpo sofre do mesmo jeito pela questão da aparência, embora na obesidade exista também a questão de saúde. Para não ter diabetes e hérnia, que tal ansiedade, depressão ou hipertensão pulmonar?


Retornado ao artigo publicado hoje, para mim a descoberta está totalmente coerente com o trabalho de Seth Roberts. Roberts descobriu que ao tomar água com açúcar ou óleo sem sabor, como canola, e não consumir nada uma hora antes e uma hora depois do evento a pessoa perde a fome.

A experiência de Roberts explica um fato notório: as pessoas perdem a fome e emagrecem quando ficam internadas em um hospital recebendo soro glicosado na veia. Parece que o cérebro se comporta de uma maneira estranha e faz a pessoa perder completamente a fome ao se deparar com algo que nós não estamos geneticamente preparados, pois a homem primitivo, aquele que nós herdamos boa parte dos nossos genes, não tinha contato com nenhum alimento sem sabor.

Roberts não escreveu isto, mas seguindo a lógica deste cientista, o adoçante engorda porque consumimos sabor sem caloria, o que teria o efeito inverso da água açucarada: aumentaria a fome. E de aumentar a fome os gordos entendem bem.

Sendo a descoberta aparentemente simples, feita por um professor psicólogo que se auto-experimentou para descobrir o fenômeno, como você acha que os médicos e nutricionistas reagiram e responderam ao trabalho pioneiro de Roberts?

Para quem quer ler o artigo científico e treinar o inglês, aqui está o link

Para quem quer botar a boca na água açucarada e experimentar, recomendo a leitura do livro, felizmente em português:

http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=251
Não estou ganhando um centavo com isto.

Quando eu comentei desta dieta com um amigo meu do interior ele respondeu que a esposa dele disse que era comum, entre os amigos dela, tomarem água com açúcar antes de ir trabalhar na dura jornada da roça para diminuir a fome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário