segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Benjamin Franklin

Até eu ler A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, de Max Weber, Benjamin Franklin era uma pessoa que nunca despertou o meu interesse. Ele inventou o para-raios e isto é um fato importante para quem é engenheiro, mas fora isso e a sua atuação formação dos Estados Unidos, eu praticamente não sabia nada sobre ele.



O Franklin de Weber personifica o avarento e a pessoa que faz do ato de enriquecer a meta mais importante da vida. Não sou um estudioso da obra do sociólogo alemão, mas eu interpreto que Weber fez um perfil negativo e muito limitado de Franklin e embora o foco do seu livro não fosse a vida e o pensamento dele, Weber poderia ter sido um pouco mais amplo e justo.

No livro são citados uns pensamentos de Franklin e hoje, quase por acaso, descobri de onde sairam estes pensamentos. Eles vem de um almanaque que Franklin escreveu durante anos, uma obra que circulou nos Estados Unidos (na época uma colônia britânica) de 1732 a 1758 chamado Poor Richard's Almanack (Almanaque do Pobre Ricardo). Curioso como sempre, fui dar uma olhada no tal almanaque graças a ação de uma meiga e caridosa alma que digitalizou e disponibilizou na rede:

Poor Richard's Almanack

O fascinante é que Franklin além de jornalista, político, pensador e inventor era um grande criador de ditados! Sempre desejei saber quem inventou alguns ditados pois ditados são mágicos, são pétalas de sabedoria anônimas.

A sabedoria de Benjamin Franklin (tradução livre):

"Tempo é dinheiro" (Time is money)

"Coma para viver e não viva para comer" (Eat to live, and not live to eat)

"Quem tem janela de vidro não atira pedras na casa do vizinho" (Don't throw stones at your neighbours, if your own windows are glass)

"O bom pagador é o dono da bolsa alheia" (The good Paymaster is Lord of another man's Purse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário