sábado, 11 de fevereiro de 2012

As Leis de Walter Latt Junior

Conheci o Latt em 1995. Eu estava em Furnas me preparando para ser operador e por um tempo visitei os setores do Departamento de Equipamentos Eletrônicos, DQE.O, e o Latt estava num laboratório interno desenvolvendo um circuito eletrônico para adaptar uma antiga remota de supervisão REDAC-70. Na época eu fazia engenharia e aquilo foi uma alegria e um sinal de esperança: ainda desenvolviam alguma coisa neste país.

O curioso é que o Latt era engenheiro especializado em elétrica, não em eletrônica, e, sem a menor dificuldade, programava microcontroladores em assembly. Basta informar isso para ver que não era uma pessoa normal, ele foi simplesmente um dos melhores engenheiros que eu conheci na vida.

Mas tarde, quando passei no concurso para engenheiro de Furnas, escolhi ir para a divisão que o Latt trabalhava, a DSCA.O, só que, logo depois, por questões pessoais, pediu transferência para Minas Gerais e, até onde eu saiba, está lá até hoje.

Tive pouco contato com o Walter, portanto, mas volta-e-meia ele aparecia em Botafogo e lá íamos eu, o Castello e o Latt tomar um chopp no botequim do seu Natal, que ficava em frente. Aliás, foi uma época extremamente feliz da minha vida, mas como eu ia toda a quinta-feira beber com a turma, Luiza já estava ficando preocupada.

Mas, voltando ao assunto, o Latt foi responsável por três leis que se mostraram imutáveis e eu nunca me esqueci.

Primeira lei) Na sua primeira viagem à Europa, no dia 1 ficarás maluco convertendo tudo para real e se desesperando, no dia 2 ficarás maluco, também. Finalmente no dia 3 mandarás tudo para a PQP e curtirás o passeio. Na prática, você e sua mulher gastarão 200 dólares por dia mais a passagem aérea do Brasil para a Europa.



Comentário: ao voltar, em 2005, fiz os cálculos na ponta da caneta e a lei funcionou com uma precisão impressionante. Isto em 2005; o desafio agora será manter a Primeira Lei de Latt com esta zona que está a economia e com a Mariah.

Segunda Lei) Negociarás à exaustão, mas nunca se esqueças quem está com o porrete.



Comentário: quase sempre, numa negociação entre dois agentes, há alguém com mais poder. É importante estar bem claro quem tem este poder maior, principalmente se não for você.

Terceira Lei) Uma vez perguntaram a razão do Latt nunca ter se tornado gerente, um nome mais simpático para chefe, mas na época o termo foi "chefe" mesmo. Esta lei não foi dita pelo Latt, mas por um gerente, que poderia estar na cômoda e hipócrita posição de simplesmente dizer que ele não tinha o tal "perfil". Num surto de sinceridade, o tal gerente solta esta:

- Mas, se o Walter for chefe, quem vai fazer o serviço?

Nenhum comentário:

Postar um comentário