quarta-feira, 13 de junho de 2012

Dia dos namorados, Kodak e discos voadores

Ontem, dia dos namorados, Luiza preparou um lanche surpresa para nós. A Mariah viu a máquina fotográfica e pediu para tirar umas fotos. O custo de uma foto digital é quase nulo. Neste momento eu percebi que um mundo de objetos a pequena jamais conhecerá como máquina datilográfica, videocassete e câmeras fotográticas com filme.

A decadência da Kodak talvez seja o mais didático caso de uma empresa que não se adaptou à nova realidade. Escolas de adiministração do mundo inteiro devem estar debatendo como um império caiu por não querer se mover. A Kodak foi uma mestra do Marketing quando tirou o foco do objeto que se compra "uma vez na vida e outra na morte", a máquina fotográfica, e se concentrou no insumo, que invariavelmente tinha que ser consumido em decorrência da compra e do uso da máquina fotográfica: produtos químicos, filmes e papéis fotográficos. Esta estratégia foi genial e a Kodak chegou ao extremo do marketing ao entupir o mercado com fotográficas baratas e horríveis como a Instansmatic e Ektra para aumentar as vendas de insumos. Infelizmente esta dependência dos gordos lucros dos insumos a fez jogar no pântano seu futuro ao não aproveitar a enorme vantagem competitiva de ter inventado a máquina digital exatamente por medo de corroer o seu lucrativo mercado de filmes e revelações. Como muitas pessoas que eu conheço, pelo prazer do presente, ela sacrificou irremediavelmente o seu futuro.



O resultado desta política de máquina barata com todo o resto caro são os raros registros do crescimento dos filhos até os anos 90. Tirar foto era caro e quase sempre o resultado era lamentável porque a máquina fotográfica era ruim. Raras eram as fotos que não ficavam tremidas, amareladas, desfocadas ou escuras. Para ter uma foto de qualidade, só em estúdio, com um fotógrafo profissional.



Hoje o deslumbramento de uma viagem de férias é medida pela quantidade de fotos. Conheço pessoas que tiraram mais de três mil fotos em duas semanas na Europa. A corujice dos pais também é medida por número de fotos. O fim da revelação liberou fantasias, agora todos nós podemos fazer fotos picantes, eróticas, irreveláveis. O medo do técnico em revelação foi transferido para o medo dos hackers e dos ex-namorados traidos com sede de vingança.



Dizem que a privacidade acabou com a Internet, os blogs e as redes sociais, mas poucos percebem o quanto a máquina digital foi coadjuvante desta mudança. Sem a foto digital, o nosso comportamento na Internet seria completamente diferente. A única coisa que não mudou foram os discos voadores! Assim como a Kodak, eles ainda preferem ser fotografados por máquinas fotográficas de filme: como hoje em dia todo mundo tem máquina fotográfica digital ou celular com câmera ou mesmo filmadora (por que ainda tem este nome se não usa mais filme?) era de se esperar que a quantidade de novas fotos de discos voadores disparasse, mas o que se vê pesquisando na Internet são fotos antigas, da época do filme. Concluo que seja tudo fraude ou engano porque hoje as pessoas estão muito mais observadoras, críticas e cautelosas com as fotos e as fraudes e confusões são rapidamente dilaceradas. As pessoas estão tão experientes que percebem o rastro do Photoshop até em barrigas inocentes e autênticas.




Um comentário:

  1. Po Niutim, a Ektra era legal PRA CARAMBA, e super pratica com aquela tampa-que-vira-alça! Eu nunca fotografei de ektra (desde pequeno eu tive camera semi-pro e pro) mas confesso que ate hoje - pasme - eu sou louco pra ter uma :D Acho o design dela fantastico e a simplicidade pra tirar fotos incrivel...

    ...Pena que nao tem mais filme 110 pra comprar :(

    ResponderExcluir