quarta-feira, 27 de junho de 2012

Aparelhos ideológicos da escola

Mas o doutor nem examina
Chamando o pai de lado
Lhe diz logo em surdina
O mal é da idade
Que prá tal menina
Não há um só remédio
Em toda medicina..."
 
(Luiz Gonzaga, Xote das Meninas) 


Alguns professores do ensino fundamental e médio aproveitam a profissão para fazer militância política. Acho que hoje isto não é tão intenso nem tão comum, mas eu nunca vi um professor de história de direita. Nos anos 80 era moda tacar ideologia até em triângulo retângulo. Em outras palavras, eles faziam exatamente o mesmo que tanto acusavam a mídia, só que jogando pelo lado esquerdo do campo.

O resultado é que certos artistas que não apresentavam um trabalho fortemente ideológico eram desprezados, principalmente os românticos que naquela época estavam migrando de rótulo: eram cafonas e agora são bregas. O professor Paulo Cesar Araújo escreveu um livro (Eu não sou cachorro, não - música popular cafona e ditaduta militar) muito interessante sobre as músicas e artistas românticos populares e como eles foram esquecidos ou sofreram uma simplificação da obra. Os casos mais emblemáticos foram Dom & Ravel e Odair José. O tema central do livro era que os artistas populares não eram parte de uma engrenagem que tentava alienar a população, nem deixaram de sofrer com a censura.



Nesta época que respirava-se política e revolta, a única obra de Luiz Gonzaga que era digna de entrar numa sala de aula era Asa Branca. Asa Branca dava orgasmos convulsionantes em professores de geografia. O resto, na cabeça deles, era descartado, lixo puro.

Ontem Mariah começou a cantarolar uma música de Luiz Gonzaga que ela está ensaiando para a festa junina da escola. Xote das Meninas.  Encontrei no You Tube e ela pediu para ouvir umas oito vezes. Nunca tinha prestado atenção na letra, meu Deus, é poesia pura. Viva Luiz Gonzaga e parem de usar a escola como uma ferramenta de doutrinação política.


2 comentários:

  1. Luiz Gonzaga é um luxo, meu amigo. Há muita sabedoria e toneladas de poesia na obra desse sertanejo maravilhoso. Só lamento que toque cada vez menos Gonzagão nas festas juninas e afins.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, os "Hits-Sertanejos" estão tomando conta deste espaço por conta da apelação sensual, na letra e na dança.

    ResponderExcluir