quarta-feira, 20 de junho de 2012

Meu chinês predileto

Houve uma época, no final do meu curso de engenharia, que eu me interessei e estudei bastante amplificadores de áudio. Apesar de eu não gostar muito de música, o tema me interessava e foi, inclusive, parte do meu projeto final de curso.

Um dia, procurando uma bibliografia para o tal projeto, eu comprei uma coleção de livros num sebo sobre o áudio. Era um livro originalmente inglês que foi traduzido e me ajudou o suficiente para receber a certificação "Se pagou". O curioso é que ele tinha uma frase que me instigou por anos até hoje! Dizia algo como "a maioria dos circuitos amplificadores da atualidade derivam do amplificador de H. C. Lin." Eu nunca tinha ouvido falar em H. C. Lin. Como pode uma pessoa querer fazer um projeto acadêmico sobre amplificadores e não saber nem quem foi o genial pioneiro? Que vergonha! No final do capítulo era possível conhecer o artigo original: revista Electronics de setembro de 1956. Procurei esta maldita Electronics até o inferno para ler e inserir na bibliografia do projeto final. Não deu.

Para quem não é do ramo, informo que graças ao trabalho de Lin milhares de surdos no mundo inteiro tiveram seus aparelhos auditivos mais leves e com maior duração da bateria pois o amplificador do tipo push-pull de H. C. Lin é muito mais eficiente que o convencional.

Hoje encontrei finalmente o artigo da revista Electronics e descobri que o meu chinês predileto  morreu em 2009, aos 90 anos. Aproveitei para postar  num fórum de eletrônica esta pequena homenagem:

Algumas ideias, de tão simples e geniais, continuam vivas décadas depois de lançadas e sendo inspiradoras de novos projetos eletrônicos.

Talvez o melhor exemplo seja o invento do amplificador transistorizado quase-complementar de Hung Chang Lin, em 1955. 

[linked image]

Lin foi um engenheiro chinês radicado nos EUA que trabalhava com pesquisa na RCA. O transistor tinha sido inventado em dezembro de 1948 e universidades e empresas sabiam que o desenvolvimento da eletrônica passaria por este componente que era menor, mais leve e mais eficiente que as válvulas.

Em 1955, Lin patenteou o primeiro amplificador tansistorizado push-pull. É pouco provável que na sua casa não existam vários amplificadores como este: nos rádios e rádios-relógios, nos aparelhos de TV e no CD Player do seu carro.

Aqui está uma rara entrevista que este gênio desconhecido concedeu que nos deixou em 2009, aos 90 anos:

http://semiconductormuseum.com/Transistors/RCA/OralHistories/Lin/Lin_Index.htm

Após patentear o invento, Lin divulgou o seu trabalho na revista Electronics de setembro de 1956:

http://aireradio.org/articoli/img/HCLin_Quasi-Compl-Amp.pdf

Aqui está a patente histórica:

http://www.google.com/patents?id=XBACAAAAEBAJ&pg=PA1&dq=amplifier+ininventor:hung+ininventor:lin&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q=amplifier%20ininventor%3Ahung%20ininventor%3Alin&f=true




5 comentários: