terça-feira, 17 de maio de 2011

A bolha

Participo de uma lista de discussão sobre microcontroladores PIC. De eletrônica até que conversamos pouco, mas o que tem de Off Topic interessante não dá para descrever. Este chegou agora, fresquinho, fresquinho, de um curitibano que mora desde 1993 em Orlando, FL:

"Só para comparar, hoje uma casa razoável em Orlando, ar condicionado, 180m2, em bom local, etc, custa em torno de $200 mil, sem dar bolas para os preços loucos do mercado, que se consegue comprar a mesma casa em "short sale" por $60 mil nos bancos. "Short Sale" é quando o banco recuperou uma casa de quem foi à falência e tinha financiamento naquele banco, e hoje o banco quer se livrar da casa por preço abaixo do mercado. O salário mínimo americano na Florida é $7.31 por hora, ou $15204 por ano. Isso significa que aquela casa de $200mil custa 13.5 anos para ser paga."

200 mil dólares dá cerca de 320 mil reais. Então um apartamento de 80m2 na Tijuca está custando mais que uma casa de 180m2 em Orlando!

Por 96 mil reais você pode comprar uma casa tomada pelo banco (a tal da "Short Sale"). O mesmo que um cafofo em Madureira.



Quando esta bolha estourar vou sumir por uns tempos para não encontrar vários amigos meus chorando no meio-fio da calçada a lamuriar os seus financiamentos irreais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário