segunda-feira, 2 de maio de 2011

Quase uma crônica do Veríssimo.

CENA 1

- E aí, mordeu?

- De novo. No final da aula, mordeu a Beatriz.

Eu sempre imaginei que criança que mordia era aquela com pais ausentes, com uma vida dedicada ao trabalho duro e à ilusão do "érri-cifrão". Nesta perspectiva, isto nunca iria acontecer com um filho meu, visto que procuramos ser pais presentes e sempre demos muita atenção para a Mariah. Filhos são ótimas escolas e os pais, eternos alunos.

A mordida na Beatriz foi a última de muitas. Antes disso a agressividade da Mariah já levara a Luiza a marcar hora com a psicóloga da escola. Pode ser preconceito, mas tirando uma psicóloga que eu tive o prazer de conhecer e ser paciente, nunca vi um profissional de psicologia que tivesse uma inteligência espetacular. A maioria são intelectualmente medianos e com uma tendência grande em dar palpites que não fazem nenhum sentido.

Conversa vai, conversa vem e a psicóloga não poderia fugir ao padrão. Meus lamentáveis preconceitos devem ser honrados e concretizados. No meio de algumas pergurtas e poucas opiniões eis que:

- Pode ser verme!

- Verme?

- Sim, vermes! A criança pode morder por estar com vermes.

CENA 2

- Falei com a psicóloga.

- Ah, beleza. E o que ela disse?

- Pode ser verme!

- Verme?

- Sim, vermes! A criança pode morder por estar com vermes. Já liguei para o laboratório. Fica em torno de R$20,00. Não vale a pena ir no consultório da pediatra, em Ipanema, para pedir uma solicitação de exame de fezes. O táxi da volta sairia muito mais caro.

- Tudo bem, a gente paga.

- Compra coletor universal.

E encerramos o assunto com um ar de "como é grande a nossa ignorância que não consegue nem identificar um problema de vermes". Até o momento, vencidos pelo Oxiúrus.

CENA 3 (Beira da piscina/Luiza e Ana Cláudia/Tarde)

- Levei a Mariah na psicóloga. Ela disse que pode ser verme. A criança morde por estar com o intestino cheio de vermes!

Ana Cláudia, pediatra e mãe de uma coleguinha da Mariah, pensa uns dois ou três segundos e pergunta:

- E qual a correlação entre morder e estar com vermes?

Vinte Reais menos classe média, exame negativo e preconceitos reforçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário