quinta-feira, 5 de abril de 2012

Existe almoço grátis

Meu cartão já estava ficando realmente velho. A carteira não ajudava e já tinha um quebrado na borda da tarja magnética que se alastrava. São muitas horas sendo sufocado numa carteira velha e comprimido por uma bunda gorda sentada. Pobre cartão: será quebrado em pedacinhos e jogado no lixo após anos de bons serviços prestados. Fico pensando no banhado de ouro que o contato do chip leva. Este ouro estará perdido.

Há cerca de um mês toda vez que eu ia sacar o meu suado dinheirinho aparecia uma mensagem que o meu cartão seria substituído, só que o novo não chegava. Decidi então parar de procrastinar e mudar de agência, porque a antiga fica em Botafogo, da época que eu trabalhava em Furnas. Quando eu saí da empresa, em 2006, por puro comodismo mantive a conta e ficou por isso mesmo. Nestes 6 anos não lembro de precisar ir na  agência.

Mas achei que já era hora de ser cliente espacial. Na verdade descobri que a hora já tinha passado em 2010, quando fui com a família para os EUA e descobri que o cartão Visa Platinum paga o seguro do carro lá. C'est la vie... Fui na agência do outro lado da rua, fui atendido por uma gerente de relacionamento que me lembrava a Desirée Oliveira, atriz do Zorra Total, e me entreguei à burocracia. Estou nas nuvens pois sou cliente espacial.

Gerente, como você pode entregar um cartão sem dinheiro na conta?


Na verdade o meu sexto sentido sempre me dizia que a mudança iria ser de alguma forma traumática, mas ele também dizia que eu tinha que passar por isso. No dia 10-04-2012 uma funcionária me ligou dizendo que o meu cartão cheio de glamour estava pronto. Fui na agência, peguei o cartão e novamente abracei a burocracia. O token eu já tinha recebido. A funcionária avisou que não era possível sacar naquele momento porque a máquina estava sem dinheiro. Eu deveria ter ido em outra máquina.

Ontem, 11-04-2012, eu fui sacar e descobri que não havia dinheiro na conta. Na verdade me deram um cartão, porém o dinheiro não foi transferido de uma conta para a outra. Quando eu fui almoçar, não tinha dinheiro em espécie, mas portava dois cartões de crédito que não autorizaram o pagamento. Tentei inutilmente pagar com o Visa Eletron do cartão do banco e, como previsto, não foi liberado. Fiquei na pista. Fiquei na fila do restaurante.

Aguardei uns bons segundos para ver se a gerente se coçava e me liberava para pagar mais tarde. Almoço neste mesmo restaurante no mínimo duas vezes por semana e é impossível que ela não perceba no meu rosto uma figura familiar. Aliás, é para isto que eu sou gordo: para ser inesquecível e facilmente reconhecido. Nada, Poker face.

Gerente, deixa eu pagar depois?


Peguei o celular com 14 reais de créditos e fui à guerra. Nestas horas eu esqueci o número de todos os meus amigos fisicamente próximos que poderiam me livrar deste constrangimento horrível. A única solução que eu encontrei foi ligar para o banco em busca de um fígado para comer vivo. Atendeu um homem e ele disse que a Desirée estava no almoço e enquanto eu tentava uma solução eu novamente descubro que o Altíssimo gosta muito de mim. Adivinha quem estava na fila para pagar o restaurante? A Desirée!

Devorei-a num esporro e ela pagou a minha conta. Coisa pouca, menos de 21 reais. Mas o pior foi a gerente, na maior cara de pau, do lado da Desirée, chega para mim e, como se não fosse com ela, começa a falar mal de banco. Levou um esporro para o lar, também.

Não, não vou colocar o banco na justiça e quem está me sustentando enquando não executam a tranferência de dinheiro entre contas é a minha amada esposa. Sempre sonhei em ser bancado por uma mulher bonita.

2 comentários:

  1. Deixa só eu te dizer: não bastasse estar bem escrito um monte, a frase final matou a pau! :D #todasasesposasdomundocomemora!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de receber um e-mail da Desirée: dinheiro somente na sexta-feira, 13. :o(

      Excluir