sexta-feira, 1 de junho de 2012

Wheeler Dealers

Sem dúvida que os Reality Shows dão emprego à muita gente. Se não existissem, muitos canais de TV por assinatura simplesmente teriam que mudar totalmente a grade de programação. Quase todos tem um ar de armação em algum nível. Tome por exemplo o programa Mestres da Restauração: nunca um processo artesanal e complexo como o ato de dar nova vida a uma peça com 50 anos ou mais será tão linear e tão simples como mostrado no programa e nunca um cliente agiria tão naturalmente diante da câmera.






Existe um Reality Show chamado "Jóias sobre rodas" (Wheeler Dealers, canal Discovery Turbo, em horários irritantementes aleatórios) que não só foge da homogeneização norte-americana como exprime um contraste interessante entre a cultura britânica e a cultura dos Estados Unidos. O programa só tem dois personagens, é despojado, simples, ausente de recursos financeiros, quase mambembe. O primeiro compra e vende carros dos anos 80 e o segundo conserta os carros. Entenda consertar como simplesmente o ato de deixar o carro minimamente vendável e a mensagem é justamente esta: comprar barato, dar uma guaribada e vender com um pequeno lucro, muitas vezes não chegando a 300 libras esterlinas.





Como a mão de obra na Inglaterra é muito cara, o custo do trabalho não é contabilizado, o que evidentemente gera uma distorção, mas a ideia do programa é incentivar o telespectador a fazer o mesmo e ter uma fonte de renda extra. No Brasil isto seria impraticável porque poucos tem uma garagem como a do mecânico Edd China (a despeito do nome, China é um grandalhão de dois metros de altura, magro e de cabelos prateados) e só o elevador de veículos dele custa cinco mil reais no Mercado Livre.




No programa não há uma estrela. A estrela é o veículo e pode ser um Fusca cheio de podres que Edd ensina a tranformar num Buggy. Bem anos oitenta, não? Acho que o prazer dos Reality Shows está em fazer o público sonhar em ser o personagem. Eu adoro máquinas e acho que eu gostaria de ser o Edd China por duas semanas.


Um comentário:

  1. o programa e direto e objetivo , sem a s bobeiras e baboseiras dos progrmas americanso deste tipo.

    ResponderExcluir