terça-feira, 30 de agosto de 2011

Descartáveis

Estou de férias. Aproveitei para consertar os três ferros de passar roupa da minha casa. Um é o tradidional GE antigão que era da minha sogra - a impressão que eu tenho é que toda classe média carioca já comprou pelo menos uma vez na vida o GE antigão -, o segundo é um FAET mais moderno e o terceiro um Black & Decker bonitão.

Este modelo de ferro de passar roupa deve ter uns trinta anos em linha de produção e agora está nas mãos da Black & Decker porque o Jack Welch virou a GE ao avesso quando assumiu a presidência mundial da holding e milhares de empregos foram cortados e dezenas de fábricas foram vendidas. Welch concentrou a ação da GE nos mercados mais lucrativos ou promissores, vendendo as unidades de negócio que não se encaixavam nesta nova estratégia. Quer negócio mais seleto e lucrativo que vender turbinas para a Boeing?


A unidade de aparelhos de ar condicionado foi então vendida para a Elgin e a fábrica de eletrodomésticos foi parar nas mãos da Black & Decker e esta produz o clássico - inclusive em termos de design - até hoje.

Mas as mãos da engenheirada da Black & Decker coçou e eles alteraram o projeto. Por fora está a mesmo projeto curvilíneo e sensual, quase uma obra do Oscar Niemeyer. Por dentro, tudo mudou e nada é compatível. Descobri isto fazem uns 2 anos, quando o termostato do ferro abriu o bico, como dizem as pessoas na terceira idade. Ao procurar um para substituir, me ofereceram um modelo que não tem nada a ver, tipo este:



O original é este:


Mas graças ao Google Imagens eu conheci a empresa Joardo e aproveitei para comprar várias outras peças do mesmo aparelho em quantidade para ter um ferro operante por mais uns 20 anos.

Mas o ferro estava com defeito e o culpado nestes modelos é o maldito fio que liga o ferro à tomada. Já troquei-o várias vezes e decidi dar uma solução definitiva: comprei um fio especial, chamado cabo PP. É um fio com duplo isolamento. O primeiro é o isolamento comum e o segundo é uma nova camada de borracha por fora. Aproveitei e coloquei logo um cabo de três metros e um fio 100% maior, passando de 0,75mm2 para 1,5mm2 de seção.


Resolvido o primeiro, passei para o segundo. Era um FAET que tinha aberto o fusível térmico. Fusível térmico é uma peça que interrompe o funcionamento de um circuito quando a temperatura ultrapassa um certo limite (no caso, 240C). A peça já estava comprada e só foi o trabalho de instalar. E que trabalho.

Resolvido o segundo, passei para um Black & Decker moderninho. Não aquecia o suficiente. Ao abrí-lo, constatei que o termostato estava com defeito. Hoje fomos na autorizada perto da minha casa e descobrimos que a peça custava R$ 25,00. Achei um desaforo (novamente como diria a terceira idade) e não comprei, pensando que encontraria fácil em alguma loja virtual por R$ 5,00. Fatality! Não achei a peça, mas também não vale a pena manter um ferro elétrico assim, com peças tão difíceis de encontrar e tão caras. Façamos então o jogo do chinês. Lixo com ele porque eu tenho mais dois. Fatality na Black & Decker!

Nenhum comentário:

Postar um comentário