quinta-feira, 24 de maio de 2012

Nixie fake

A comunidade eletrônica é muito engraçada e se apega a símbolos antigos. É meio contraditório uma profissão em que tudo muda rápido e quem tira dela o pão se prender a coisas antigas. Eu me incluo, basta lembrar que eu ainda vou montar um aplificador válvulado para a Mariah tocar guitarra.

Bem, na lista de microcontroladores que eu participo uma das paixões de alguns membros são os tubos Nixie. Numa época que se fala em LED, LCD e plaaaaaaaaaaasma eles ficam comprando tubo Nixie no Ebay. O dólar realmente deve estar muito barato.

A única aplicação "popular" que eu lembro das Nixies são os displays de elevador e até o início dos anos 2000 eram relativamente fáceis de encontrar em prédios antigos.

Andar alto...

Nem é preciso dizer que fazer qualquer coisa com Nixie é mais complicado que usar displays de LEDs. Primeiro porque são frágeis mecanicamente, segundo porque são caras e terceiro porque elas trabalham com tensão mais alta, acima de 100V. É vontade vintage demais para o meu gosto.

Hoje chegou um relógio cafonérrimo no GLB. Como poderia imaginar tudo leva a crer que esta nixie é falsa.

Um comentário:

  1. Tu já sabe porque eu falei isso na lista, esse do GLB não é nixie e sim VFD! Não tem o mesmo feeling, mas é legal e tão "original" quanto os nixies, pois VFD é válvula termo-ionica.

    ResponderExcluir