quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A grande vila militar

Nos Estados Unidos é aquilo que vemos em filmes e seriados na TV: bandeiras hasteadas nas casa, estendidas deitadas no alto dos galpões, concorrendo com as pontes rolantes e pessoas vestindo camisas que são bandeiras estilizadas e até rostos pintados com com vermelho, azul e branco.



Na primeira vez que eu estive nos Estados Unidos eu conheci um representante comercial brasileiro que constantemente viajava para lá. Não lembro como o assunto chegou neste ponto, pois foi aquela conversa mole sem pretenções dentro de um ônibus fretado que nos levava para um evento, porém uma parte da conversa me marcou e ficou na memória mesmo depois de quase cinco anos:

- Isto aqui (os EUA) é um grande quartel! Você olha as cidades, pelo avião, e tudo se assemelha a uma grande vila militar: as casas sempre são brancas com telhado cinza e na frente um gramado impecável. Quase todas estão equipadas com armas de fogo. A maioria dos executivos prestaram serviço militar em alguma guerra, em algum lugar do mundo, e os pilotos da Delta, United, American, todas elas, aprenderam a arte na Marinha ou na Força Aérea. Eu sempre digo, quando vou conversar com um cliente novo norte-americano, como quem não quer nada, que eu fui oficial da Marinha do Brasil e é impressionante como as portas se abrem e o comportamento do cliente muda completamente, como se fôssemos amigos de longa data, companheiros de caserna. A regra de ouro aqui é então se comportar sempre como um bom soldado. Se você estiver em dúvida de como se comportar em alguma situação nos Estados Unidos, simplesmente imagine que tu és um bom soldado e quase sempre obterás suceso.

Esta bela mulher quase foi vice-presidente dos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário