sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jaboticaba elétrica

Se existe uma aberração que ninguém fala neste país ela se chama chuveiro elétrico.

O chuveiro elétrico é perigoso, feio, fornece um banho de má qualidade e encarece o sistema de distribuição elétrica. A única vantagem é que ele é relativamente fácil e barato de instalar. O perigo e o horror estético não preciso comentar pois é evidente. O banho é de má qualidade porque ele esquenta menos que um aquecedor a gás e fornece uma vazão de água menor. Mas por que ele encarece o sistema de distribuição elétrica?

A maioria das pessoas toma banho no chamado "horário de pico", que vai das 17h às 22h. O consumo de um chuveiro elétrico é um absurdo. O modelos mais populares consomem aproximadamente 5500 Watts, entretanto existem modelos de 8000 Watts. Para comparar, uma geladeira consome 200W e um aparelho de ar condicionado de 7500btu 800W.

Para fornecer tanta potência ligada ao mesmo tempo as distribuidoras são obrigadas a usar fios mais grossos e instalar transoformadores enormes nos postes. Esta fiação ficará ociosa na maior parte do tempo (das 22h às 17h do dia seguinte). Se o periodo for de seca e os reservatórios estiverem baixos, as usinas térmicas operando com combustíveis fósseis serão acionadas para complementar a oferta de energia e a eletricidade gerada por termelétricas é mais poluente e cara. Tudo isto tem um custo e quem paga é a sociedade, embutida na conta de luz, ou seja, quem paga é tu, mesmo que  não tenhas em casa um chuveiro elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário